SóProvas


ID
2755378
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Costuma-se fazer a distinção entre arquivos, bibliotecas e museus a partir das diferenças observadas em suas funções primárias, nos mecanismos que adotam para a constituição dos respectivos acervos, na natureza e características predominantes dos documentos que possuem e no tipo de abordagem a que os submetem. Nesse processo comparativo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Justificativa para alternativas A e E: "Diz-se que é congênita aquela característica que surge naturalmente no indivíduo e que tende a se manifestar ao longo de toda sua vida. O documento de arquivo nasce documento e permanece documento até o dia de sua destruição. Coisa diferente ocorre com os documentos de museu e bibliotecas, cujo atributo é atribuído ao objeto (aquele documento é de museu ou de biblioteca pois alguém disse que assim o seria, por vontade do colecionador)."

     

    Justificativa para a B: cada documento de um arquivo é único, conforme o princípio da unicidade.

     

    Justificativa para a D: Transferência e recolhimento são mecanismos próprios de um arquivo e a manipulação dos documentos que dele fazem parte, conforme as suas "idades'.

     

    Bons estudos. =)

  • R.: Letra A. contingente se refere a algo incerto ou duvidoso, que pode ou não ocorrer. Perceba que uma das características dos documentos de bibliotecas e museus é justamente formarem uma espécie de “coleção”, ou seja, eles podem ou não ser selecionados para fazerem parte do acervo da instituição. Ex.: Imagine um museu sobre o holocausto. O que se espera encontra lá? Documentos relacionados a tal período, e não um documento sobre o descobrimento do Brasil.

    B – Errada. O documento de arquivo via de regra é único!

    C – Errada. Coleções e documentos de arquivo na mesma frase não combinam!

    D – Errada. Transferência e recolhimento são atividades de arquivos.

    E – Errada. Congênito é o mesmo que inato, algo que nasceu com o ser, é natural dele. Essa é uma característica dos documentos de arquivo.

  • Gab: A

     

    a) GABARITO.

    b) ERRADO: Palavras-chave p/ ARQUIVO: manuscrito, impresso, audiovisual, EXEMPLAR ÚNICO ou em n° reduzidos 

    c) ERRADO: As coleções são de características da BIBLIOTECA.

    d) ERRADO: Transferência e recolhimento são procedimentos em que se decide a idade e destinação do documento a partir de certo tempo.

    e) ERRADO: Congênito significa dizer que algo é único, natural. Logo, não é característico de uma biblioteca, que é reunida por COLEÇÕES, e EXEMPLARES MÚLTIPLOS.

  • questão sem pé nem cabeça. Uma b**

  • a)Os documentos de bibliotecas e museus têm caráter contingente. GABARITO

     

     b)Nos arquivos predominam exemplares múltiplos.

    R:(há um número de cópia restrita.)

     

     c)Os documentos de arquivo formam coleções representativas das linhas temáticas do órgão de origem.

     R:provém somentes de atividades públicas ou privadas

     

    d)Transferência e recolhimento são mecanismos próprios dos museus históricos.

     R:Transferência e recolhimento são atividades de arquivos.

     

    e)Os livros e periódicos de uma biblioteca científica têm estatuto documental congênito.

    R:os livros ingressam a biblioteca por meio da compra ,permuta ou doação.

     

    O que é congênito?Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. VEJA ABAIXO QUE ESSA CARACTERISTICA PERTENCE AO ARQUIVO.

     

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • O que a banca quer dizer com CARÁTER CONTINGENTE?

  • Caráter contingente significa dizer que seu uso é eventual, o documento não tem uma finalidade específica, como um documento histórico, que tem cunho cultural. Uma nota fiscal, por exemplo, comprova eventualmente, que dela decorreu uma relação de consumo.

  • Vamos analisar item por item, considerando as diferenças entre biblioteca e museu:

    A - Contingente é a característica de algo cuja existência não é necessária. O documento não de biblioteca não possui necessidade de existir, ou seja, sua existência não é requisito necessário para se cumprir qualquer objetivo documental ou administrativo. Correto.
    B - Uma das características do documento de arquivo é a unicidade, ou seja, este documento somente existe em uma única via, ou em quantidade de vias mínimas, suficientes para a execução das atividades administrativas.. Errado.
    C - As coleções são características de documentos reunidos para fins de pesquisa e entretenimento, ou seja, de bibliotecas e museus. Os documentos de arquivo são acumulados, ou seja, agregados de forma natural aos conjuntos. Errado.
    D - Transferência e recolhimento são mecanismos da gestão de documentos de arquivo, e tratam das passagens desses documentos de uma fase a outra, conforme se modificam seus valores. Errado.
    E - Estatuto documental congênito é a capacidade de o documento servir de prova e/ou oferecer informações sobre sua atividade geradora e seu produtor. Esta é uma característica dos documentos de arquivo, que são ferramentas administrativas. Os demais documentos até podem servir como prova judicial, mas não como prova administrativa. Errado.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Para resolver essa questão, peço que você preste atenção se o item está pedindo a característica de arquivo, biblioteca ou museu. Normalmente, as questões pedem a característica do arquivo, mas não é sempre e isso pode fazer com que você erre a questão por falta de atenção no enunciado.

    a) Caráter contingente é algo incerto. Quando se diz que os documentos biblioteconômicos e museológicos são incertos, quer dizer que eles podem ou não existir a depender de fatores que também não são certos. Ao contrário dos documentos arquivísticos, que refletem as funções da instituição, que são definidas e certas.

    b)  Nos arquivos predominam os documentos únicos.

    c)  Os documentos de arquivo não formam coleções porque não colecionam, e sim acumulam os documentos devido à realização de suas atividades a partir das funções institucionais.

    d)  A transferência e recolhimento são as formas de movimentação encontradas nos arquivos, que vamos estudar posteriormente.

    e) Algo congênito é algo inerente, que nasceu com os livros e periódicos. Na verdade, o estatuto documental congênito é inerente aos arquivos, pois eles refletem as funções da instituição, que são naturais delas.

    Resposta: A