SóProvas


ID
2755402
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Referindo-se à Constituição de 1891, José Afonso da Silva faz o seguinte comentário:

O coronelismo fora o poder real e efetivo, a despeito de as normas constitucionais traçarem esquemas formais da organização nacional com teoria e divisão de poderes e tudo. A relação de forças dos coronéis elegia os governadores, os deputados e os senadores. Os governadores impunham o presidente da República. Nesse jogo, os deputados e senadores dependiam da liderança dos governadores. Tudo isso forma uma Constituição material em desconsonância com o esquema normativo da Constituição então vigente e tão bem estruturada formalmente.
(Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 80)

Ao retratar a distância entre os preceitos constitucionais e a política real, o texto permite considerar que o coronelismo prevaleceu na política após a proclamação da Republica. Sobre o tema abordado é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa eu acertei por eliminação, se alguém acertou e entendeu explica aqui pra noix por favor.

  • O efeito colateral de um estado federalizado e descentralizado é o poder central fraco e propício a mandantes locais. Ora, quem mandava nas localidades eram os "coronéis", grandes latifundiários que detinham vários votos dos trabalhadores de suas terras ou da compra de votos das vilas adjacentes. Diferentemente de como muitos pensam, a violência era muito pouco usada pelos coronéis para obterem votos: era muito fácil comprar ou dar algo em troca do voto. Como a CF/91 abriu o leque para votar apenas ser alfabetizado (homens e com mais de 21), o número de eleitores aumentou. Com isso, eles cobram mais e os coronéis pagam o preço.

    GAB: E