SóProvas


ID
2756413
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após um procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, o profissional de enfermagem separou alguns dos materiais utilizados para posterior processamento. Entre esses estavam: cânula de Guedel, máscara de ambú, estetoscópio e lâmina de laringoscópio.


Com base nas normas referentes ao processamento de produtos para saúde, o processo indicado, respectivamente, para cada um desses materiais, é:

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa! Quero saber se para desinfetar a cânul de Guedes não é necessário fazer a limpeza

  • d-

    desinfecção, desinfecção, limpeza e desinfecção; 

  • GABARITO ALTERNATIVA D

    Para facilitar o entedimento:

     

    * CRÍTICOS -> Esterelização

    * SEMICRÍTICOS -> Desinfecção

    * NÃO - CRÍTICOS -> Limpeza

     

    Conforme RDC nº15 de 2012

     

    ART 4º

    XV - produtos para saúde críticos: são produtos para a saúde utilizados em procedimentos invasivos com penetração de pele e mucosas adjacentes, tecidos subepteliais, e sistema vascular, incluindo também todos os produtos para saúde que estejam diretamente conectados com esses sistemas;

    XVI - produtos para saúde semi-críticos: produtos que entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas; (cânula de Guedel, máscara de ambú e lâmina de laringoscópio)

    XVII - produtos para saúde não-críticos: produtos que entram em contato com pele íntegra ou não entram em contato com o paciente; (estetoscópio)

     

    Art. 11 Produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos ao processo de esterilização, após a limpeza e demais etapas do processo.

    Art. 12 Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.

    Art. 14 Produtos para saúde classificados como não-críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de limpeza.

     

  • Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia devem ser submetidosà limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente;


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0015_15_03_2012.html

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem e central de material esterilizado.

    - cânula de Guedel – é indicado para abertura de via aérea superior, e entra em contato com mucosa e secreção do trato respiratório, que não é considerado estéril. Portanto, é indicada a realização de desinfecção;

    - máscara de ambú – entra em contato com a boca, nariz e secreção do trato respiratório, que não é considerado estéril. Portanto, é indicada a realização de desinfecção.

    - estetoscópio - entra em contato apenas com a pele integra. Portanto, é indicada a realização de limpeza.

    - lâmina de laringoscópio - entra em contato com mucosa da boca e via aérea superior e secreção do trato respiratório, que não é considerado estéril. Portanto, é indicada a realização de desinfecção.

    Nenhum material precisa de esterilização, pois não entram em contato com meio interno livre de contaminação.

    Resposta do Professor: D.

  • OBS:

    Cabo do laringo --- limpeza

    lâmina-- desinfecção