SóProvas


ID
27568
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo para o desempenho em bancos de dados e assinale a que está correta.

Alternativas
Comentários
  • esta questão foi aparentemente mal formulada. Até dá pra chegar à resposta por exclusão mas a alternativa correta é um tanto "fraca", não objetiva, quando afirma que "pode"...

    Alterar fisicamente a localização dos dados, movendo-os de um disco rígido para outro, pode melhorar o desempenho no acesso aos mesmos.
  • Não consegui entender o que diz a letra E.

    "A alteração de um projeto físico com a desnormalização do modelo não gera melhora de desempenho" ???????
  • A desnormalização pode melhorar o desempenho, pois evita muitos joins.
  • Vejam como é a questão. ele diz que PODE melhorar, quanto o que o Marciostf falou eu concordo com a questão. Se movermos os dados para um disco mais rígido mais rápido o tempo de acesso PODE cair.
  • Não entendi a letra a. 

     a) Sempre que existir um índice em uma ou mais colunas de uma tabela, as consultas a essa tabela serão mais rápidas do que se o índice não existir.

    Seria porque o uso excessivo de índices pode ao invés de melhorar a perforamance? é Isso?

  • A) Sempre que existir um índice em uma ou mais colunas de uma tabela, as consultas a essa tabela serão mais rápidas do que se o índice não existir .

    Em uma tabela com poucos registros o uso de um índice torna a pesquisa mais lenta, pois ao  invés de pesquisar diretamente os registros, o banco consulta o índice e depois procura pela informação solicitada.


    B) Alterar fisicamente a localização dos dados, movendoos de um disco rígido para outro, pode melhorar o desempenho no acesso aos mesmos

    É importante ressaltar para a questão da POSSIBILIDADE citada na opção B. A mudança para outro disco PODE melhorar desempenho, seja porque o novo disco é mais rápido, seja porque seu acesso NÃO é compartilhado com outras aplicações ficando o acesso praticamente exclusivo do SGBD.


    C) Alterar uma consulta SQL sempre irá trazer desempenho diferente na obtenção de um dado resultado, pois o otimizador entende que dois comandos SQL diferentes devem ser sempre executados de forma diferente.

    Se você alterar, por exemplo, apenas as posições de dois campos no SELECT o desempenho será o mesmo... SELECT X,Y FROM TAB é a mesma coisa de SELECT Y, X FROM TAB. Não há mudança de desempenho.


    D) Aumentar o número de gatilhos (triggers) em uma dada tabela pode acelerar a execução de operações de atualização na mesma.

    Muito pelo contrário, pode desacelerar a execução tendo em vista a quantidade de operações que o SGBD seria obrigado a realizar antes ou depois do procedimento em questão.


    E) A alteração de um projeto físico com a desnormalização do modelo não gera melhora de desempenho.

    Um exemplo clássico é o campo "telefone": o correto seria ter um tabela exclusiva para armazenar números individualmente, no entanto muitos projetistas preferem deixar apenas um campo com texto livre, ou fracionar a quantidade de telefones permitidos em diversos campos de modo a evitar os JOINS entre tabelas diferentes.
  • A) Sempre que existir um índice em uma ou mais colunas de uma tabela, as consultas a essa tabela serão mais rápidas do que se o índice não existir.

    Não é o fato de que quanto mais índices, mais degradada a performance geral da tabela, como o amigo acima afirma. A questão está errada pelo fato de que nem sempre um índice acelerará a consulta a uma tabela. Como? Simples, adicione um índice na coluna A e procure pela coluna B. O índice recém adicionado na tabela (ref. à col. A) não torna mais rápida em nada as consultas pela coluna B.