SóProvas


ID
2756944
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sejam dois aditivos para o concreto, X e Y:


X: aditivo que sem alterar a quantidade de água aumenta consideravelmente o abatimento e a fluidez do concreto;

Y: aditivo que diminui o tempo transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto.


Analisando as definições de cada um dos aditivos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • X é o aditivo superplastificante e Y é aditivo acelerador de pega!

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Li rápido e não vi que diminui o tempo transição..

    Dica: Tome café antes de estudar pra não moscar nas questões!

  • Aceleradores de Pega

    Função: acelerar pega do concreto ou argamassa, com aumento reativo da resistência inicial (podendo diminuir a final se dosados em excesso) para serviço de concretagens, reparos estruturais, apoios de máquinas e serviços afins. Aceleradores a base de cloretos não são recomendados para utilização em contato com aço, pois ocorrerá oxidação. Aceleradores a base de aluminatos podem ter qualquer aplicação.

     

     

    Complementando:

     

    Aditivos são produtos que adicionados ao concreto ou argamassas, têm a função de modificar as propriedades físicas dos mesmos, de modo a facilitar seu manuseio e emprego, oferecendo dessa maneira vantagens que naturalmente não são obtidas confeccionando-se traços normais.

     

    Os principais tipos de aditivos, suas funções e denominações são:

     

    Plastificantes Redutores de Água

     

    Função: plastificar o concreto aumentando o Slump sem adição de água, ou reduzir a água mantendo o Slump com conseqüente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega.

     

    Super Plastificantes Redutores de Água

     

    Função: Idem a dos plastificantes, porém consegue-se os mesmos efeitos com menores dosagens e também a confecção de concretos de alta performance.

     

    Incorporadores de Ar

     

    Função: incorporar ao concreto ou argamassa, tornando-as mais coesivas, untuosas, aumentam resistências mecânicas, diminuem segregação, melhora o acabamento das faces nas desenformas e deixam as arestas das peças melhores acabadas.

     

    Retardadores de Pega

     

    Função: retardar a pega do concreto para facilitar sua aplicação em longas distâncias, lançamento de concreto em climas frios, etc.; geralmente estão associados a um aditivo plastificante.

     

    Microssílica

     

    Função: produção de concreto de alta performace – alta resistência mecânica e impermeabilidade – sempre utilizando com auxílio de super plastificantes.

     

    Lubrificante e aglutinante

     

    Função: aglutinar o concreto aumentando sua coesão e lubrifica-lo, sem mudar plasticidade e tempo de pega, possibilitando também o bomeamento do mesmo.

     

    Expansor / Estabilizantes Plastificantes/ Adesivos – Polímeros

     

    Função: plastificar e expandir argamassas, para injeções, tratamentos e encunhamento de alvenaria / Produção de argamassas para assentamento de tijolos e revestimentos de paredes e tetos em geral. / Aumentar a aderência e resistência das argamassas e produção de concretos poliméricos “elásticos”.

     

    fonte: http://www.casadagua.com/dicas/aditivos-para-concreto-e-argamassa/

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA!

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.

     

    A NBR 11768-1 (ABNT, 2019) é a norma técnica brasileira que trata sobre aditivos químicos para concreto de cimento Portland. Em sua 3.1, a ABNT NBR 11768-1 (2019) apresenta a definição de “aditivo para concreto":

     

    "3.1 aditivo para concreto

    produto adicionado e misturado no concreto, em quantidade geralmente não superior a 5 % da massa de ligante total contida no concreto, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido

     

    NOTA 1 A quantidade informada (5 %) pode ser superior para algumas aplicações, como por exemplo, aditivos para concreto projetado ou aditivos compensadores de retração."

     

    Acerca dos tipos de aditivos citados pelas alternativas, tem-se que:

     

    - Aditivo acelerador de resistência (AR): “aditivo que aumenta a taxa de desenvolvimento das resistências iniciais do concreto, com ou sem modificação do início de pega";

     

    - Aditivo impermeabilizante: causa uma redução da absorção de água no interno do concreto. Ele age reduzindo os poros do concreto;

     

    - Aditivo retardador de pega: aditivo que induz o aumento dos tempos de pega do concreto. Ele age reduzindo o tempo de osmose da água nos grãos de cimento por meio da defloculação e adsorção. Vale ressaltar que a pega consiste no instante da perda de plasticidade das pastas, argamassas e concretos de cimento por conta da hidratação;

     

    - Aditivo acelerador de pega (AP): aditivo que acarreta a redução dos tempos de pega do concreto. Seu mecanismo de ação se dá no aumento da velocidade de dissolução da cal e da sílica. Desse modo, a hidratação do concreto é acelerada e o ganho de resistência ocorre em menor tempo;

     

    - Aditivo superplastificante (SPI): possibilita, sem alterar a quantidade de água, um aumento no abatimento e na fluidez do concreto.

     

    Portanto, X descreve um aditivo superplastificante e Y um aditivo acelerador de pega. Logo, a alternativa D está correta.

     

    Vale ressaltar ainda que as siglas “IA" e “RP" designam, respectivamente, os aditivos “incorporador de ar" e “redutor de permeabilidade".

     

    Gabarito do Professor: Letra D.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 11768-1: Aditivos químicos para concreto de cimento Portland - Parte 1: Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

  • Retardador : aumenta o tempo

    Acelerador: Diminui tempo

    Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: DPE-RJ Prova: FGV - 2014 - DPE-RJ - Técnico Superior Especializado - Engenharia Civil

    O aditivo que aumenta o tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto é denominado

    c) aditivo retardador de pega.

    Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: TCE-PI Prova: FGV - 2021 - TCE-PI - Auditor de Controle Externo

    Para a execução de um concreto permeável dosado em central, para a pavimentação de um estacionamento, foi utilizado aditivo redutor de água e aditivo retardador de pega. Dentre as propriedades principais de um desses aditivos, cita-se:

    b) aumento do tempo de transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto;

    Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2018 - TJ-SC - Engenheiro Civil

    Sejam dois aditivos para o concreto, X e Y:

    Y aditivo que diminui o tempo transição do estado plástico para o estado endurecido do concreto.

    d) Y é aditivo acelerador de pega (AP)