SóProvas


ID
2756968
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O local para implantação das obras de captação de águas superficiais deve ser escolhido a partir da análise conjunta de todos os elementos disponíveis sobre a área reservada para essa finalidade. Devem ser verificadas as características hidráulicas do manancial, a geologia da região, as áreas eventualmente inundáveis e os focos de poluição existentes e potenciais.


Segundo norma da ABNT, a localização da captação de águas superficiais atende a alguns critérios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    NBR 12213-5.1

  • a- quando em curva, estar na margem convexa (concava), onde as velocidades e a profundidade são maiores;

     

    "Para melhor rendimento operacional, é importante que, além das medidas sanitárias citadas anteriormente, a captação em rios seja em trechos retos, pois nestes trechos há menor possibilidade de assoreamentos. Quando a captação for em trecho curvo temos que na margem côncava haverá maior agressividade da correnteza, enquanto que na convexa maiores possibilidades de assoreamentos, principalmente de areia e matéria orgânica em suspensão. É, portanto, preferível a captação na margem côncava, visto que problemas erosivos podem ser neutralizados com proteções estruturais na instalação, enquanto que o assoreamento seria um problema contínuo durante a operação do sistema." Guimarães, Carvalho e Silva​ 2007.

     

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre saneamento, especificamente sobre captação de águas superficiais para abastecimento público.


    A ABNT NBR 12213 (1992), “Projeto de captação de água de superfície para abastecimento público", apresenta no item 5.1 os critérios para a escolha do local para a implantação da captação. Devem ser observadas as seguintes recomendações:


    ·         A captação deve ser localizada em trecho reto ou próximo à margem externa do curso de água;

    ·         As alterações no curso de água devem ser mínimas para reduzir a possibilidade de erosão ou assoreamento;

    ·         Deve-se investigar a existência de processo de sedimentação no local previsto, pois o acúmulo de sedimentos compromete a qualidade da água;

    ·         Deve-se investigar a intrusão da cunha salina em mananciais que sofrem a influência de marés;

    ·         As obras de captação devem ficar protegidas da ação erosiva das águas e dos efeitos decorrentes do remanso e de variação de nível do curso de água;

    ·         Deve ser previsto o acesso permanente à captação.


    Em um trecho curvo do curso de água, a velocidade do escoamento se distribui de forma desigual na seção transversal, com um deslocamento da velocidade máxima para a margem côncava, provocando a erosão nessa margem. Na margem convexa a velocidade é menor e favorece a deposição de sedimentos, conforme a Figura 1.


    Figura 1 – Trecho em curva de um rio e margens favoráveis para erosão e deposição.


    Fonte: Portal “Planeta do Alan".


    Portanto, todas as alternativas estão corretas, com exceção da letra A.


    Gabarito do professor: letra A.


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12213: Projeto de captação de água de superfície para abastecimento público - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1992.