SóProvas


ID
2757895
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à classificação contábil dos ativos de uma entidade, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Direitos Autorais - Ativo Não Circulante (Intangível).
    b) Empréstimo é debitado na conta Banco Conta Movimento (Ativo  Circulante) e creditado na conta Empréstimos a pagar (Passivo).
    c) Terreno adquirido para valorização - Ativo Não Circulante (Investimentos). CORRETA!
    d) Os carros de uma revendedora de veículos - Ativo Circulante (Direitos realizáveis - Estoque de mercadorias).
    e) Os professores de uma instituição estão na folha de pagamento e os gastos relacionados aparecem como despesas na DRE.

  • Só uma retificação do comentário do colega:

     

    Os professores de uma instituição de ensino, por estarem atreladoas à atividade fim, são CUSTOS

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. Os direitos autorais sobre um livro, adquiridos por uma editora com prazo de três anos, devem ser classificados como Ativo Intangível.

    b) Incorreta. O empréstimo obtido por uma empresa de consultoria, para pagamento em dois anos, deve ser classificado como passivo de longo prazo (passivo não circulante).

    c) Correta. Propriedade para Investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para: (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou (b) venda no curso ordinário do negócio.

    d) Incorreta. Os carros de uma revendedora de veículos devem ser classificados como estoques.

    e) Incorreta. A entidade pode dispor de equipe de pessoal especializado e ser capaz de identificar habilidades adicionais que gerarão benefícios econômicos futuros a partir do treinamento. A entidade pode também esperar que esse pessoal continue a disponibilizar as suas habilidades. Entretanto, o controle da entidade sobre os eventuais benefícios econômicos futuros gerados pelo pessoal especializado e pelo treinamento é insuficiente para que esses itens se enquadrem na definição de ativo intangível. Por razão semelhante, raramente um talento gerencial ou técnico específico atende à definição de ativo intangível, a não ser que esteja protegido por direitos legais sobre a sua utilização e obtenção dos benefícios econômicos futuros, além de se enquadrar nos outros aspectos da definição.

  • Comentando as opções:   

    A) Os direitos autorais sobre um livro, adquiridos por uma editora com prazo de três anos, devem ser classificados como ativo circulante.

    Os direitos autorais estão vinculados à atividade operacional da editora e por esta razão devem ser classificados no ativo intangível.

    Alternativa errada.

    B) O empréstimo obtido por uma empresa de consultoria, para pagamento em dois anos, deve ser classificado como ativo realizável a longo prazo. 

    O empréstimo obtido pela empresa representa uma obrigação para ela. Como o prazo para pagamento é de dois anos, deve-se classificar no passivo não circulante.

    Alternativa errada.

    C) O terreno adquirido por uma fábrica, destinado à valorização, deve ser classificado como propriedade para investimento.

    Por tratar-se de bem imóvel destinado para a valorização, deve ser classificado como propriedade para investimentos, conforme pronunciamento CPC 28.

    Alternativa correta

    D) Os carros de uma revendedora de veículos devem ser classificados como ativo imobilizado.

    Os bens destinados à venda devem ser classificados no ativo circulante, regra geral. Podendo ser classificados no ativo realizável a longo prazo. Porém, os bens destinados à venda não podem ser classificados no ativo imobilizado.

    Alternativa errada.

    E) Os professores de uma instituição de ensino, não são bens patrimoniais da empresa, e portanto, não podem ser contabilizados.

    Alternativa errada.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Alternativa correta

    C) O terreno adquirido por uma fábrica, destinado à valorização, deve ser classificado como propriedade para investimento.

    Por tratar-se de bem imóvel destinado para a valorização, deve ser classificado como propriedade para investimentos, conforme pronunciamento CPC 28.

  • Propriedade para investimento: o CPC a define como aquela que é mantida para auferir aluguel ou para valorização (ou ambas), contanto que não sejam utilizadas para finalidades administrativas e nem sejam vendidas como curso ordinário do negócio.

  • a) Incorreta. Os direitos autorais sobre um livro, adquiridos por uma editora com prazo de três anos, devem ser classificados como Ativo Intangível.

    b) Incorreta. O empréstimo obtido por uma empresa de consultoria, para pagamento em dois anos, deve ser classificado como passivo de longo prazo (passivo não circulante).

    c) Correta. Propriedade para Investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para: (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou (b) venda no curso ordinário do negócio.

    d) Incorreta. Os carros de uma revendedora de veículos devem ser classificados como estoques.

    e) Incorreta. A entidade pode dispor de equipe de pessoal especializado e ser capaz de identificar habilidades adicionais que gerarão benefícios econômicos futuros a partir do treinamento. A entidade pode também esperar que esse pessoal continue a disponibilizar as suas habilidades. Entretanto, o controle da entidade sobre os eventuais benefícios econômicos futuros gerados pelo pessoal especializado e pelo treinamento é insuficiente para que esses itens se enquadrem na definição de ativo intangível. Por razão semelhante, raramente um talento gerencial ou técnico específico atende à definição de ativo intangível, a não ser que esteja protegido por direitos legais sobre a sua utilização e obtenção dos benefícios econômicos futuros, além de se enquadrar nos outros aspectos da definição.