SóProvas


ID
2758051
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Os conceitos básicos de “desorganização social” e de “áreas de delinquência” são desenvolvidos e relacionados com o fenômeno criminal de modo preponderante, por meio da teoria sociológica da criminalidade, denominada como

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    ESCOLA DE CHICAGO

    Em função do crescimento desordenado da cidade de Chicago, que se expandiu do centro para a periferia (movimento circular centrífugo), inúmeros e graves problemas sociais, econômicos, culturais etc. criaram ambiente favorável à instalação da criminalidade, ainda mais pela ausência de mecanismos de controle social.

    B) Subcultura do delinquente - que nada mais é do que uma reação das minorias e dos menos favorecidos, para sobreviver dentro de uma cultura social de escassas possibilidades.

    C) Teoria da Associação Diferencial produzida por Edwin H. Sutherland. Segundo essa construção teórica, a criminalidade, a exemplo de qualquer outro modelo de comportamento humano, é aprendida conforme as convivências específicas às quais o sujeito se expõe em seu ambiente social e profissional. (Crimes de Colarinho Branco).

    D) Anomia significa uma falta, um espaço, um branco, que devido ao seu não preenchimento de forma lícita, estimula no homem o institinto de preenchê-lo de qualquer maneira, ainda que de forma ilícita. (Ausência de Lei)

    E) O "Labeling Approach" ou "etiquetamento" indica que um fato só é tomado como criminoso após a aquisição desse "status" através da criação de uma lei que seleciona certos comportamentos como irregulares, de acordo com os interesses sociais.

  • GAB.: A

     

    ESCOLA DE CHICAGO

     

           início do séc. XX, EUA, Chicago.

           Criminalidade relacionada diretamente ao conglomerado urbano.

           Foco da criminologia --> a cidade.

           A cidade produz a criminalidade: crescimento populacional, crescimento desordenado etc.

           Delinquência concentrada em áreas desorganizadas socialmente.

     

     

    HAIL IRMÃOS!

  • a) Escola de Chicago: CORRETA -Tem uma perspectiva transdiciplinar que discute múltiplos aspectos da vida humana e todos os relacionados com a vida da cidade, isto é, as pessoas eram contaminadas pelos ambientes sociais nos quais se encontravam inseridas. Contagiavam-se por meio do contato com comportamentos criminosos, que passavam a assimilar com naturalidade. Para seus defensores, a cidade produz a delinquência.

     

    b) Subcultura Delinquente: Desenvolvida por Alber K. Cohen que teve como marco o lanamento de seu livro Delinquent boys, em 1955, onde explicou que todo agrupamento humano possui subculturas, oriundas de seu gueto, filosifia de vida, onde cada um se comporta de acordo com as regras do grupo, as quais não correspondem com a regra da cultura geral. A conduta delitiva para esta teoria difere do que era sustentado pelas teses ecológicas, ou seja, não seria produto da desorganização ou da ausência de valores, mas sim reflexo e expressão de outros sistemas de normas e valore distintos: os subculturais.

     

    c) Associação Diferencial: A teoria da associação diferencial tem como premissa que o crime não pode ser definido simplesmente como disfunão ou inaptidão das pessoas de classes menos favorecidas, pois isso não é de exclusividade destas. Momento em que se apresenta a expressão "white-collar crime" (crime de colarinho branco)

     

    d) Anomia: Decorrente da perda de referências coletivas normativas que coordenam a vida em sociedade, ensejando assim um enfraquecimento da solidariedade social. Ex: evação ou retraimento, em que o indivíduo renuncia as normas sociais, as metas culturais e os meios institucionalizados, neste conjunto é que estão inseridos os bênados, mendigos e os drogados crônicos.

     

    e) Labeling approach ou “etiquetamento”: A criminalidade não é uma qualidade de uma determinada conduta, senão o resultado de um processo através do qual se atribui dita qualidade, quer dizer, de um processo de estigmatização (etiquetamento). Segundo uma versão radical desta teoria, a criminalidade é simplesmente uma etiqueta que se aplica pelos policiais, promotores e os tribunais penais, quer dizer, pelas instâncias formais de controle social.

    _____________________________

    Fonte: Criminologia - Teoria e Prática, Paulo Sumariva, 4ª Edição (pg. 65 e ss.).

  • Falou em DESORGANIZAÇÃO---> Escola de chicago/ecológica;

    Falou em Etiquetamento, estigmatização, rotulação---> Labelling Aproach;

    Falou em crimes de colarinho branco---> Associação diferencial;

    Falou em busca de status, ter prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos----> Subcultura delinquente;

    Falou em ausência de norma ou não haver estímulo para respeitá-las, ex: tempo de guerra---> Anomia;

    Falou em capitalismo, luta entre classes, rico explorando pobre---->Fácil...Teoria crítica de Marx

     

    Espero ter ajudado!

     

    Abraços

  • Falou em DESORGANIZAÇÃO/ÁRES DE DELIQUÊNCIA---> Escola de chicago/ecológica; O objeto central de análise das cidas e a sua contribuição para o fenômeno da criminalidade. Para tal pesquisa, a cidade não é um mero aglomerado de construções e pessoas, mas sim um estado de espírto. As cidades modernas, em razão do crescimento populacional e das necessidades de mobilidade, rompem com vários mecanismos de controle social informar, que não conseguem conter o aumento do crime. Como sabemos, quando as instâncias de controle sociam falham, o Estado age com o controle social formal. * Soluções: projetos ecológicos, melhorias no aspecto visual das cidades e a criação de programas comunitários. Crítica: só trabalhava com dados oficiais, não abarcavam as cifras negras, não explicava o crime fora das áres de deliquência.

    Falou em Etiquetamento, estigmatização, rotulação---> Labelling Aproach; > Rótul

    Falou em crimes de colarinho branco---> Associação diferencial; > O homem aprende a conduta desviada e associa-se com a referência nela. Assim o comportamento criminoso é um processo de APRENDIZADO. Uma pessoa converte-se em deliquente quando as definições favoráveis à violação superam as desfavoráveis. 

    Falou em busca de status, ter prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos----> Subcultura delinquente; > : Desenvolvida por Alber K. Cohen que teve como marco o lanamento de seu livro Delinquent boys, em 1955, onde explicou que todo agrupamento humano possui subculturas, oriundas de seu gueto, filosifia de vida, onde cada um se comporta de acordo com as regras do grupo, as quais não correspondem com a regra da cultura geral. A conduta delitiva para esta teoria difere do que era sustentado pelas teses ecológicas, ou seja, não seria produto da desorganização ou da ausência de valores, mas sim reflexo e expressão de outros sistemas de normas e valore distintos: os subculturais.

    Falou em ausência de norma ou não haver estímulo para respeitá-las, ex: tempo de guerra---> Anomia;

    Falou em capitalismo, luta entre classes, rico explorando pobre---->Fácil...Teoria crítica de Marx

  • Gab A

     

    Escola de Chicago:  Ecologia Criminal 

     

    - A cidade produz delinquência . É um estado de espírito, a análise foi realizada por meio de regiões. 

     

    Núcleo: Loop

    Parte extrema: Subúrbio

     

    Desorganização social na omissão do estado. 

    O crescimento da cidade não planejado gera delinquência. 

     

    Soluções: Macro intervenção na comunidade

                   Ambiente limpo - Melhoria nas obras arquitetônicas. 

     

    Críticas: Oferece uma visão muito limitada da criminalidade. Só levava em consideração os casos oficiais, ignorando as Cifras Negras. 

     

    Cifras Negras: Crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades. 

     

    Sinônimos: Teoria ecológica / Ecologia criminal

     

    Legado: As próximas análises da criminologia continuaram a levar em consideração o aspecto ambiental e estrutural das cidades. 

  • GABARITO A

     

    - Escola de Chicago - Teoria Ecológica ou Espacial - desorganização social - aumento populacional + falta de políticas públicas = aumento da criminalidade;

      

    Bons estudos

  • Sobre a letra E - vou deixar p vcs um bizu de minha autoria.


    Os sinônimos da TEORIA do ETIQUETAMENTO.


    ''ROTULAREI''


    ROTU - Rotulação


    LA - Labelling Aproach


    R - Reação Social


    E - Etiquetamento


    I - Interacionismo Simbólico (microssocilógica)



    Até a próxima!

  • Andrey França, que resumo bacana!

  • Assertiva a

    Escola de Chicago. = “desorganização social”

  • Se o examinador mencionar as expressões desorganização social, desorganização criada pelo crescimento da cidade ou crescimento exponencial, provavelmente estará se referindo a Escola de Chicago.

  • Escola de CHICAGO===

    -teoria dos testículos despedaçados

    -teoria das janelas quebradas

    -teoria da tolerância zero

    -movimento lei e ordem

    -ecológica

    -espacial

  • “desorganização social” e de “áreas de delinquência” 

    Teoria Espacial

  • Se você começar a decorar as palavras chaves em criminologia (ex: pena instrumento de defesa social, livre arbítrio, desorganização, estigmatização), dificilmente você vai errar uma questão...

    Por isso é importante resolver o maior número possível de questões. Com elas, você vai decorando todas essas palavras chaves e as respectivas teorias.

  • Escola de Chicago → Tem-se a explicação ecológica do crime a partir da observação da desorganização social. Atribuía à sociedade (desorganizada), e não ao indivíduo, as causas do fenômeno criminal.

    #BORA VENCER

  • Palavra - chave da teoria escola de chicago: DESORGANIZAÇÃO.

    ITEM A!

  • E desde quando Escola de Chicago é uma TEORIA????

  • Escola de Chicago (Ecologia Criminal); Os conceitos básicos de “desorganização social” e de “áreas de delinquência” são desenvolvidos e relacionados com o fenômeno criminal de modo preponderante ….. A crise dos valores tradicionais e familiares, a alta mobilidade, a explosão demográfica e o enfraquecimento do controle social são considerados fatores criminógenos pela escola de Chicago.

  • (A)

    Falou em desorganização ---> Escola de Chicago/Ecológica;

    Falou em etiquetamento, estigmatização, rotulação, classes sociais marginalizadas ---> Labelling Aproach/ Teoria do Etiquetamento

    Falou em crimes de colarinho branco ---> Associação Diferencial / Teoria Sutherland; 

    Falou em busca de status, ter prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos ----> Subcultura Delinquente;

    Falou em ausência de norma ou não haver estímulo para respeitá-las, ex: tempo de guerra ---> Teoria Anomia;

    Falou em capitalismo, luta entre classes, rico explorando pobre ----> Teoria crítica de Marx