A Argentina está em meio à uma turbulência financeira. Inicialmente, a crise provocou uma forte desvalorização da moeda, e posteriormente, houve uma acentuada elevação dos juros. A origem do problema está, portanto, na crise cambial, isto é, na desvalorização de sua moeda. Chama-se taxa de câmbio a relação entre moedas de dois países que se expressa no preço de uma moeda estrangeira (medido em unidades ou frações da moeda nacional).
Prof. Leandro Signori
GABARITO D
Em poucas palavras, podemos afirmar categoricamente que o grande problema da Argentina em 2018 foi a crise, o que de cara já nos leva à alternativa D.
Professor, mas a valorização do Peso, como diz a letra A, não faz parte dessa crise cambial argentina?
Não, prezado aluno, é o contrário. A crise cambial, em poucas palavras, decorre da DESvalorização do Peso e da Valorização do Dólar.
Professor, e a letra B, que fala sobre o forte aumento dos juros? Lembro que vi algo na aula sobre o tema.
Sim, de fato na parte teórica falamos da taxa dos juros elevada na Argentina, a maior do mundo. Mas essa taxa só chegou a esse patamar altíssimo após a eclosão da crise cambial, ou seja, foi uma de suas consequências.
O caso argentino também não foi um calote da dívida externa, já que o país fez exatamente o contrário disso, pegou empréstimo junto ao FMI, e também não foi uma crise deflacionária, já que o país, em 2018, tem uma Inflação de mais de 40%.
Resposta: D
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link:
https://go.hotmart.com/Q52663110A