SóProvas


ID
2758267
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dentro de uma rede local, faz-se necessária a associação entre os endereços físicos das máquinas que compõem a rede e seus endereços IP.

Essa associação é feita pelo protocolo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d

    Cada máquina ligada à rede possui um número de identificação de 48 bits. Este número é um número único que é fixado a partir da fabricação da placa na fábrica. Contudo, a comunicação na Internet não é feita diretamente a partir deste número (porque seria necessário alterar o endereçamento dos computadores cada vez que se alterasse uma placa de rede), mas a partir de um endereço dito lógico, atribuído por um organismo, o endereço IP.

    Assim, para fazer a correspondência entre os endereços físicos e os endereços lógicos, o protocolo ARP interroga as máquinas da rede para conhecer o seu endereço físico e depois cria uma tabela de correspondência entre os endereços lógicos e os endereços físicos numa memória secreta. Quando uma máquina tem que se comunicar com outra, ela consulta a tabela de correspondência. Se, por acaso, o endereço solicitado não se encontra na tabela, o protocolo ARP emite um pedido na rede. Desta forma, o conjunto das máquinas da rede vai comparar este endereço lógico ao seu. Se uma delas se identificar com esse endereço, a máquina vai responder ao ARP, que vai armazenar o par de endereços na tabela de correspondência e, assim, a comunicação pode ser feita.

  • ARP -   IP -> MAC (Endereço Físico)

    RARP - MAC -> IP

     

    Letra D

  • Gab. D

     

    UDP  se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. Ele garante uma comunicação rápida entre dois computadores. ELE NÃO GARANTE A ENTREGA DOS DADOS.

     

    TCP é um dos principais protocolos da camada de transporte do modelo TCP/IP. Ele permite gerenciar os dados vindo da (ou com destino à) camada inferior do modelo (ou seja, o protocolo IP).  O TCP é um protocolo orientado para a conexão, isto é, ele permite que duas máquinas se comuniquem entre elas, além de controlar o estado da transmissão. GARANTE A ENTREGA DOS DADOS, PORÉM É MAIS LENTO.

     

    DHCP serve principalmente para distribuir endereços IP numa rede.

     

    TELNET é um protocolo da camada de aplicação, utilizado na comunicação entre computadores remotamente

  • Tabela ARP: Endereço MAC p/ IP.

    A comunicação ocorre diretamente com o host.

  • TCP e UDP = camada de transporte

    TELNET e DHCP = camada de aplicação

    ARP= Camada de rede

    Letra D

  • Gab.: D

    ARP (Address Resolution Protocol) é um padrão da telecomunicação, mais especificamente em redes de computadores, definido pela RFC 826 em 1982, usado para resolução de endereços (conversão) da camada de internet em endereços da camada de enlace.

  • ARP (Address Resolution Protocol) -----> ENDEREÇO

    É só ter uma noção de inglês que dar pra acertar por indução.

     

    Abraços

  • ARP - IP = MAC  - Endereço Físico

  • A FGV ACHA QUE SABEMOS TUDO !!!!

  • ARP - MAPEAMENTO DE ENDEREÇO IP.

  • Protocolo da camada de Rede, o ARP é responsável por manter uma tabela de conversão de endereços lógicos em enderenços físicos. Ele mantém uma tabela de mapeamento entre Endereços IP (camada de rede) e Endereços MAC (camada de elance).

    Já o Reverse ARP (RARP) faz o sentido contrário: mapeia Endereços MAC (camada de elance) e Endereços IP (camada de rede).

  • A) UDP. O User Datagram Protocol é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente. O protocolo UDP não é confiável.

    B) O TCP, (acrônimo para o inglês Transmission Control Protocol, que significa "Protocolo de Controle de Transmissão") é um dos protocolos sob os quais assenta a Internet. Ele é complementado pelo Protocolo da Internet, sendo normalmente chamado de TCP/IP.

    C) O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway, número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS.

    D) AR, Protocolo de Resolução de Endereços (do inglês: Address Resolution Protocol - ARP) é um padrão da telecomunicação, mais especificamente em redes de computadores, definido pela RFC 826 em 1982, usado para resolução de endereços (conversão) da camada de internet em endereços da camada de enlace.

    E) TELNET, O protocolo Telnet é um protocolo standard de Internet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente (sistema composto de uma afixação e um teclado) a um intérprete de comando (do lado do servidor).

    GAB: D

  • Gabarito - Letra D.

    ARP : Protocolo da Camada de Rede que é responsável por manter uma tabela de conversão de endereços lógicos (IP – Camada de Rede) em endereços físicos (MAC – Camada de Enlace). 

  • Nas redes de computadores, os dispositivos precisam de uma identificação para acessarem os recursos dos demais equipamentos, e consequentemente, a rede mundial de computadores.
    O endereço IP é a identificação única que possibilita que um dispositivo ingresse na rede e acesse os recursos disponibilizados.
    O endereço IP poderá ser um número decimal com 4 partes (IPv4) ou um número hexadecimal com 8 partes (IPv6).
    A atribuição de número de IP será realizada pelo servidor DHCP da rede. O Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway, número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS.
    Ele precisará estar associado a um dispositivo, e a identificação única de cada equipamento é através do seu endereço MAC (MAC Address). Um endereço de controle de acesso à mídia de um dispositivo é um identificador único atribuído a uma interface de rede. Para comunicações dentro de um segmento de rede, é usado como endereço de rede para a maioria das tecnologias de rede IEEE 802, incluindo Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
    O protocolo que associa um endereço MAC a um endereço IP é o ARP.
    Protocolo de Resolução de Endereços é um padrão da telecomunicação, mais especificamente em redes de computadores, definido pela RFC 826 em 1982, usado para resolução de endereços da camada de internet em endereços da camada de enlace.

    Resumo:
    - a placa de rede possui um MAC Address
    - o protocolo ARP associa o número do MAC Address da placa de rede a um endereço IP
    - o endereço IP foi atribuído pelo servidor DHCP
    - agora poderá acessar a rede mundial de computadores


    UDP é um protocolo de transporte de pacotes, sem retransmissão em caso de erro, como em uma transmissão ao vivo.
    TCP é um protocolo de transporte de pacotes, com retransmissão em caso de erro, como em uma página que não foi completamente carregada e ao teclar F5 toda ela será atualizada.
    DHCP é um protocolo para atribuição de número de IP.
    TELNET é um protocolo e um comando para acesso remoto.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • ARP, basicamente, associa o end. MAC(físico) ao end.IP(lógico)

    PMCE 2021

  • Fui nessa linha de pensamento também.

  • APLICAÇÃO: HTTP, HTTPS, POP3, SMTP, FTP, TELNET, SSH, IMTP, IMAP, DHCP

    TRANSPORTE: TCP, UDP

    REDE: IP(IPV4 e IPV6), ARP, RARP, ICMP

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    A associação de endereços físicos (MAC) em endereços lógicos (IP) é feita por meio do protocolo ARP (Address Resolution Protocol). UDP e TCP são protocolos de transporte de dados; DHCP é um protocolo para configuração dinâmica de endereços lógicos; TELNET é um protocolo de acesso remoto.

    Gabarito: Letra D

  • Protocolo de Resolução de Endereços (do inglês: Address Resolution Protocol - ARP

  • GABARITO: D

    A UDP. - controle de fluxo (camada de TRANSPORTE)

    B TCP. - controle de congestionamento de fluxo; orientado a conexão - comunica o envio de pacotes (camada de TRANSPORTE)

    C DHCP.- desgina, configura endereço IP (camada de APLICAÇÃO - porta 67/68)

    D ARP. - mantém a tabela de conversão de endereço lógico (MAC) em físico (IP) (camada de REDE/INTERNET)

    E TELNET. - conexão remota (camada de APLICAÇÃO - porta 23)

  • ARP = Físico para Lógico

    RARP = Lógico para físico

  • A principal função do ARP é a tradução de endereços IP em endereços MAC

    O protocolo DNS efetua a tradução de nomes para endereços IP dentro de uma sub-rede

  • Ótima para revisar

  • ARP : Protocolo da Camada de Rede que é responsável por manter uma tabela de conversão de endereços lógicos (IP – Camada de Rede) em endereços físicos (MAC – Camada de Enlace). 

  • Tá mais para questão de PF

  • Em 01/04/22 às 10:25, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 12/02/22 às 12:13, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 29/01/22 às 21:18, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 17/10/21 às 18:59, você respondeu a opção C. Você errou!