Gab. C
O processo de ortorretificação exige que primeiramente as imagens sejam georreferenciadas. Para isso, o aconselhável é que se vá a campo e obtenha-se uma série de pontos de controle espacializados de maneira uniforme.
Uma vez que as , o próximo passo é ortorretifica-las..
~~~~~~
O processo de ortorretificação é utilizado para a correção de imageamentos.
O mesmo é necessário porque durante o voo as aeronaves e drones sofrem uma série de desvios conhecidos pelos nomes de Pitch, Row e Yam.
Com isso, o sensor ao imagear não está perfeitamente na vertical. Sendo que o que a ortorretificação faz nada mais é do que corrigir a imagem, colocando a mesma na posição correta, como se tivesse sido imageada perfeitamente na vertical.
Esta etapa é essencial ao trabalhar-se com imagens de diferentes fontes, como, satélites, avões e drones, melhorando significativamente a acurácia dos dados.
Isso sem falar que além de corrigir as distorções internas (do sistema), o processo de ortorretificação também corrige as distorções externas (da paisagem), corrigindo a influência de vales e morros na geometria das imagens.
Com isso, imagens ortorretificadas são produtos de maior qualidade cartográfica, possuindo medidas de distâncias, áreas e direções mais precisas.
Naturalmente, é impossível remover-se todas as distorções geométricas de uma imagem. Isso porque o próprio processo de imageamento faz com que peguemos dados que são curvos (superfície topográfica) e projetemos para o plano (folha de papel ou tela do computador).