-
Galera, questão é facil. Basta pensar que a base é quadrada e que o raio da circunfêrencia inscritra no quadrado é a base do triângulo retangulo com 45 graus, ou seja a metade da diagonal é igual a base desse retangulo de angulo de 45 graus, logo a altura é igual o raio
Diagonal do quadrado --> d(raiz de 2)
Raio --> d(raiz de 2)/2 : 5(raiz) letra b
-
Sen 45 = h /10
h = 5.raiz(5) m
-
Sou péssimo em trigonometria, poderiam explicar isso de outra forma, ou detalhadamente?
-
A questão diz que a área quadrada da edificação é 100m2. Logo sabemos que é uma edificação 10mx10m, portando L=10.
Existe um para-raio. Como o Captor fica no centro, traçamos duas linhas diagonais no quadrado (o encontro delas sera onde ficará o captor).
Em seguida, observamos que formam 4 triângulos, pegamos um dos triângulos, traçamos uma linha dividindo em duas partes iguais( que sera a altura) e a partir disso uma das partes calculamos a hipotenusa =raio:
(como sabemos que os lados do quadrado é 10m. a base do triangulo é "dividida" por 2, então ficar 5 m e a altura do triangulo é 5 também).
r= 5^2 x 5^2
r= 5V2
Jogamos na formula:
h= raio/ tg ; o angulo deu na questão que é 45 ( tg45 =1), e achamos o raio que é 5V2, logo a altura do captor é 5V2.
LETRA B
-
O para raio do tipo Franklin forma uma projeção cônica de proteção na edificação (ver figura). Assim, todo o volume compreendido neste cone está protegido pelo para raio. Ele é usado em edificações baixas e em áreas pequenas.
Fonte: Site Eletrônico Eletro Jr.
A questão forneceu uma edificação quadrada com área total de 100 m². Para dimensionar a posição correta do para raio, o engenheiro deve prever em qual posição a área do círculo (projeção do cone na edificação) protegerá toda a edificação. Perceba que no caso de uma área quadrada, o círculo deve se localizar no centro do quadrado (ver figura).
Pela análise da figura, o diâmetro do circulo coincide com a diagonal do quadrado. Como a diagonal do quadrado é:
Gabarito do Professor: Letra B.