A questão trata do conceito de manutenção preditiva, que pode ser definida como o acompanhamento contínuo de um equipamento ou sistema, a fim de definir seu estado futuro por meio dos dados coletados ao longo do tempo. Diferencia-se da manutenção preventiva, pois esta não se baseia em dados coletados, mas sim em gatilhos hipotéticos, como tempo de uso, por exemplo.
Na manutenção preditiva, a necessidade de intervenções corretivas é verificada pelo acompanhamento de parâmetros como vibração, temperatura, vazão e pressão. Existem algumas técnicas empregadas, das quais se destacam: análise da vibração, termografia, ultrassom, análise de trincas e análise de óleo. Entretanto, é claro que é preciso que as técnicas sejam adotadas de acordo com a organização, de modo que a determinação dos procedimentos de medição dos parâmetros é passo importante para a implantação da manutenção preditiva. Assim, a primeira afirmação é VERDADEIRA.
A segunda afirmação é FALSA. A manutenção preditiva busca prever o momento da quebra do equipamento e realizar ações que a evitem, aumentando a vida útil. Portanto, não se trata de fixar o limite de quebra.
Conforme diferenciado da manutenção preventiva, a manutenção preditiva não é baseada em períodos de tempo, mas sim no resultado dos dados coletados nos equipamentos. Portanto, a terceira afirmação é FALSA.
Por fim, conclui-se que apenas a afirmação I é verdadeira e, portanto, a resposta para a questão é a LETRA A.
Gabarito do Professor: Letra A.
FONTES: LAMEIRINHAS, G. Guia completo da manutenção preditiva. Tractian. Blog.