SóProvas


ID
2758534
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos procedimentos necessários para a implantação da manutenção preditiva, analise as afirmativas a seguir.

I. Determina os procedimentos de medição dos parâmetros relevantes à manutenção.
II. Fixa o limite de quebra de um equipamento.
III. Estabelece os períodos de manutenção.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Manutenção preditiva

    A manutenção preditiva é uma metodologia, isto é, trata-se de uma filosofia corporativa, conhecida como uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. A preditiva faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetiva da preditiva é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.

    Este tipo de manutenção indica as condições reais de funcionamento dos equipamentos baseando-se nos dados sobre o desgaste ou o processo de degradação. Tal procedimento prediz o tempo de vida útil dos componentes e as condições para que esse tempo seja mais bem aproveitado pelo usuário.

    A manutenção preditiva tem como objetivos eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção, impedir o aumento de danos, aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção e reduzir o trabalho de emergência não planejado.

     

    Fonte: https://www.manutencaopreditiva.com/manutencao/manutencao-preventiva-x-preditiva

  • I. Determina os procedimentos de medição dos parâmetros relevantes à manutenção.

    (Correto)


    II. Fixa o limite de quebra de um equipamento.

    (Errado) - Não se fixa um limite de quebra.


    III. Estabelece os períodos de manutenção. 

    (Errado) - Essa é a manutenção preventiva.


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • A questão trata do conceito de manutenção preditiva, que pode ser definida como o acompanhamento contínuo de um equipamento ou sistema, a fim de definir seu estado futuro por meio dos dados coletados ao longo do tempo. Diferencia-se da manutenção preventiva, pois esta não se baseia em dados coletados, mas sim em gatilhos hipotéticos, como tempo de uso, por exemplo.


    Na manutenção preditiva, a necessidade de intervenções corretivas é verificada pelo acompanhamento de parâmetros como vibração, temperatura, vazão e pressão. Existem algumas técnicas empregadas, das quais se destacam: análise da vibração, termografia, ultrassom, análise de trincas e análise de óleo. Entretanto, é claro que é preciso que as técnicas sejam adotadas de acordo com a organização, de modo que a determinação dos procedimentos de medição dos parâmetros é passo importante para a implantação da manutenção preditiva. Assim, a primeira afirmação é VERDADEIRA.


    A segunda afirmação é FALSA. A manutenção preditiva busca prever o momento da quebra do equipamento e realizar ações que a evitem, aumentando a vida útil. Portanto, não se trata de fixar o limite de quebra.


    Conforme diferenciado da manutenção preventiva, a manutenção preditiva não é baseada em períodos de tempo, mas sim no resultado dos dados coletados nos equipamentos. Portanto, a terceira afirmação é FALSA.


    Por fim, conclui-se que apenas a afirmação I é verdadeira e, portanto, a resposta para a questão é a LETRA A.


    Gabarito do Professor: Letra A.


    FONTES: LAMEIRINHAS, G. Guia completo da manutenção preditiva. Tractian. Blog.