Essa questão fala sobre o bioma cerrado, segundo maior do Brasil e um dos mais diversos, e as pressões agrícola, extrativista e urbana que estão ocorrendo. Todo bioma é uma formação que abriga uma comunidade, possui um tipo predominante de vegetação e pode apresentar variação de fauna. Em relação ao Cerrado, a principal causa de desmatamento nesse bioma é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa. Os biomas brasileiros são:
• Amazônia - floresta tropical com estratos vegetais, camadas de alturas diferentes, árvores altas e densas.
• Pantanal - floresta tropical muito úmida, com locais de alagamentos e local de maior variedade de aves.
• Mata Atlântica - floresta tropical no litoral brasileiro, clima quente e muita diversidade, com maior endemismo no mundo.
• Cerrado - savana com períodos de seca severa e vegetais adaptados. Pequenos arbustos, árvores retorcidas e solo deficiente, grande variedade de formações vegetais.
• Caatinga - savana de região semiárida, com plantas xerófitas e perda de folhas nas estações secas para evitar a perda de água.
• Pampas - estepe de vegetação em campo aberto, predominante de gramíneas. (Amazônia e Cerrado somam 96,7% do desmatamento no país. Portal do site wwf. Acesso em janeiro de 2021; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
No que se refere a esse tema, assinale a alternativa correta.
a) A expansão das diversas atividades humanas determinou, até o momento, a conversão de até 20% da vegetação original de cerrado em áreas agrícolas e de pastagens, implicando na perda de muitas espécies endêmicas ainda não investigadas. Essa expansão já converteu mais de 50% da vegetação original, maior que os 20% apresentados nessa opção. Incorreta.
b) O conhecimento sobre as plantas do cerrado e seu uso, muitas vezes por leigos, estão relacionados aos costumes locais, como, por exemplo, a extração de estruturas vegetativas e reprodutivas, como raízes, praticamente de maneira predatória, com sinais de extração desordenada, independentemente do porte da planta. Os costumes locais da população do Cerrado incluem a extração de plantas sem embasamento científico para comprovação medicinal, e seu uso pode criar desordem no crescimento da vegetação. CORRETA.
c) No bioma cerrado, as florestas secas pré-amazônicas e as florestas decíduas de afloramento calcário, que ocorrem em manchas em Goiás, apresentam ricas fontes de madeiras nobres. Estas últimas são tratadas como florestas por estarem integradas à Amazônia legal, coibindo a extração de madeiras nobres e impedindo a criação de mais áreas agrícolas. A Amazônia legal tem como objetivo definir uma delimitação geográfica para a promoção de seu desenvolvimento regional, planejando e promovendo o desenvolvimento social e econômico dos estados da região amazônica. Ela em si não atua coibindo a extração de madeiras, e sim na organização geral de conscientização e leis que auxiliem para a diminuição desse desmatamento. Incorreta.
d) No cerrado, a elevada demanda anual de produtos medicinais e alimentícios faz com que a extração das plantas seja bem maior que outras utilizações, como o uso comum da madeira para lenha e carvão. Esse bioma apresenta plantas medicinais, mas sua extração não é superior ao desmatamento para lenha e carvão. Incorreta.
e) Atualmente, as matas de galeria existentes no cerrado são áreas de uso sustentável em virtude da presença de espécies de grande valor medicinal, como o baru e o pequi, entre outras espécies do cerrado stricto sensu. As áreas de uso sustentável não são caracterizadas assim apenas pelas espécies de valor medicinal, e sim por toda a biodiversidade a ser preservada dentro do contexto de perda vegetal. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra B.