SóProvas


ID
2760220
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A Receita Federal do Brasil e a Secretaria Municipal de Fazenda, hipoteticamente, celebram convênio para compartilhamento de informações sujeitas a sigilo fiscal da declaração anual de imposto de renda. Sob os termos do convênio, é obrigatória a solicitação individualizada e motivada do dado a que se deseja ter acesso e haverá custo para sua disponibilização, uma vez que o serviço que assegura os termos do convênio é prestado com exclusividade pelo Serpro, de acordo com tabela de preços por ele praticada. Após o levantamento da base de dados de lançamentos fiscais do ITBI dos últimos cinco anos junto ao sistema da Secretaria de Fazenda, a Municipalidade avalia a possibilidade de confrontar tais registros com os imóveis declarados anualmente pelos proprietários à Fazenda Federal. Os custos de obtenção e análise de todos os dados do IRPF, entretanto, pareceram proibitivos.

Na circunstância narrada,

Alternativas
Comentários
  • Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:

     

    (a) seleção aleatória dos itens da amostra; e

     

    (b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a
    mensuração do risco de amostragem.

     

    A abordagem de amostragem que não tem as características (i) e (ii) é considerada uma
    amostragem não estatística.

     

    A12. Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade
    de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela amostragem não
    estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra.

  • GAB:C

     

    Os meios à disposição do auditor para a seleção de itens a serem testados são:

    (a) Seleção de todos os itens (exame de 100%, também chamado de censo);

    (b) Seleção de itens específicos; e

    (c) Amostragem de auditoria.
     

    A questão menciona que:  "Municipalidade avalia a possibilidade de confrontar tais registros com os imóveis declarados anualmente pelos proprietários à Fazenda Federal." 

    Sendo assim, o uso de amostragem não só pode ser usado como tbm é o mais recomendavel, avaliar 1 por 1 dos registros tornar-se-ia muito mais dificultoso.

     

    Amostragem em auditoria ---> é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria (ou seja, em partes do universo), de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.


    População---> é o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra é selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir.

  • Questão muito interessante por abordar uma situação fática no âmbito de autuação dos futuros FISCAIS. Embora deveria ser classificada como "Auditoria"

  • GABARITO

    c) é possível adotar a técnica conhecida como amostragem, que pode ser empregada por meio da escolha dos registros a serem analisados, a partir da experiência dos fiscais.

    a) não é possível adotar a técnica conhecida como amostragem, uma vez que ela se destina a situações em que é inviável obter os dados de todas as ocorrências investigadas. Como a questão falou "Os custos de obtenção e análise de todos os dados do IRPF, entretanto, pareceram proibitivos", torna-se necessaria a amostragem. 

    b) é possível adotar a técnica conhecida como amostragem, que somente deve ser empregada, entretanto, por meio que garanta a absoluta aleatoriedade do grupo de registros que será analisado. Representa um custo muito maior a amostragem estatística do que pela amostragem nao estatística.

    d) embora possível, é contraindicada a adoção da técnica conhecida como amostragem, pois não há como garantir a aleatoriedade do grupo de registros que será analisado.

    e) embora possível, é contraindicada a adoção da técnica conhecida como amostragem, pois não há outras informações disponíveis, indispensáveis para a formação da amostra. Quais?

    NBC T11

    Amostragem estatística é aquela em que a amostra é selecionada cientificamente com a finalidade de que os resultados obtidos possam ser estendidos ao conjunto de acordo com a teoria da probabilidade ou as regras estatísticas. O emprego de amostragem estatística é recomendável quando os itens da população apresentam características homogêneas.ITEM 11.11.1.4

    Amostragem não-estatística (por julgamento) é aquela em que a amostra é determinada pelo auditor utilizando sua experiência, critério e conhecimento da entidade. ITEM 11.11.1.5

    Amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compõem o saldo de uma conta, ou classe de transações, para permitir que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria sobre algumas características dos itens selecionados, para formar, ou ajudar a formar, uma conclusão sobre a população.ITEM 11.11.1.7

  • Achei estranho o gabarito, tendo em vista que a NBC TA 530, que trata de amostragem, coloca como requisito:

    "Requisitos

    Definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste

    6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do

    procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a

    amostra (ver itens A4 a A9).

    7. O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de

    amostragem a um nível mínimo aceitável (ver itens A10 e A11).

    8. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de

    amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada (ver itens A12 e

    A13)."

    Mas, mais adiante temos:

    "A12. Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada

    unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela

    amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra.

    Como a finalidade da amostragem é a de fornecer base razoável para o auditor

    concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, é importante que o

    auditor selecione uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade

    mediante a escolha de itens da amostra que tenham características típicas da

    população."

    Então, tá explicado!!!

  • Letra (c)

    Amostragem - É a utilização de um processo para obtenção de dados aplicáveis a um conjunto, denominado universo, por meio de uma parte de conjunto, denominado amostra.

    É aplicada em função da necessidade de obtenção de informações em tempo hábil, em casos em que a ação na sua totalidade se torne impraticável.

     

    Casos em que não se recomenda o uso da amostra:

     

    -> Quando a população é considerada muito pequena e a sua amostra fica relativamente grande;

    -> Quando as características da população são de fácil mensuração, mesmo que a população não seja pequena;

    -> Quando há a necessidade de alta precisão, recomenda-se fazer censo, que nada mais é do que o exame da população.

     

    NBC TA 530 – AMOSTRAGEM EM AUDITORIA

    Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população.

    Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra.

    Seleção Aleatória: Aplicada por meio de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios.

    Seleção Sistemática: A quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem.

    Seleção ao Acaso: O auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada.

    Seleção com base em valor (amostragem de unidade monetária): É um tipo de seleção com base em valores, na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.

    Seleção de Bloco: Envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população.

    11.11.2.6.1. O risco de amostragem surge da possibilidade de que a conclusão do auditor, com base em uma amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

    11.11.2.6.4. O tamanho da amostra é afetado pelo nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar dos resultados da amostra. Quanto mais baixo o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.

  • Pouco importa se você está estudando Auditoria Governamental, Auditoria Contábil realizada no âmbito privado ou, ainda, a Auditoria interna. Teremos a mesma resposta, pois estamos tratando de conceitos genéricos. Esmiuçando a situação, que pode ocorrer no âmbito privado ou público temos:

    O município solicita uma informação para controle da evasão fiscal (risco) e para cada informação deve pagar uma quantia. Logo, avaliando o custo x benefício temos um valor proibitivo. Não faz sentido aplicar esse mecanismo de controle em todos, -absolutamente todos os contribuintes-, pois os custos superam os benefícios. Na auditoria, é raramente factível o exame de todos os itens de uma população em razão do custo, tempo etc. assim, recorre-se costumeiramente a Amostragem. A amostragem não é recomendada apenas quando a população a ser examinada é pequena ou é possível examinar toda a população por meio informatizados ou de baixo custo.

     

    NBC TA 530, 5

    Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população

    Resposta C

  • Devido ao trecho "e análise de todos os dados do IRPF, entretanto, pareceram proibitivos.", acabei marcando a letra E

  • As provas de auditoria para áreas fiscais deveriam todas trazer questões assim: situações práticas de um trabalho de um auditor FISCAL, não um auditor independente.