SóProvas


ID
2760262
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Explorando a noção de elasticidade, na teoria do consumidor, o quadro abaixo reúne em sua primeira coluna alguns conceitos, e, na segunda, algumas características relacionadas a cada um deles.


CONCEITO

1. Elasticidade-preço cruzada da demanda.

2. Elasticidade-renda da demanda.

3. Coeficiente de elasticidade-preço.

4. Curva de Engel.


CARACTERÍSTICA

I. Depende da disponibilidade dos bens substitutos e do número de usos que um bem pode ter.

II. Variação proporcional na quantidade demandada de um dado bem dividida pela variação proporcional no preço de outro bem.

III. Função que relaciona a quantidade de equilíbrio adquirida de um dado bem para um dado nível de renda monetária.

IV. Reação da quantidade demandada a uma variação relativa na renda.


A correta relação entre conceitos e suas respectivas características é:

Alternativas
Comentários
  • A curva de Engel é a função que mede a demanda de um bem em relação a uma mudança na renda do consumidor. (só com isso já matava a questão)


    A elasticidade-renda é justamente o quanto a demanda de um bem varia dada uma mudança na renda do consumidor.


    A elasticidade-preço depende de muitos fatores. Alguns deles: preferencias, existência de substitutos, horizonte de tempo, oferta suficiente...


    A elasticidade-cruzada é o quanto uma variação no preço de um bem afeta a demanda por outro bem substituto ou complementar

  • A definição do item II é a elasticidade-preço cruzada da demanda porque traz a relação entre as variações proporcionais da demanda por um bem e do preço de outro bem. Então, 1 – II.

    Lembra que elasticidade é sensibilidade? Pois então, a elasticidade-renda da demanda mede a reação da quantidade demandada a uma variação relativa na renda. Logo, 2 – IV.

    Já o coeficiente da elasticidade-preço da demanda (o valor da EPD) depende, entre outras coisas, da disponibilidade dos bens substitutos e do número de usos que um bem pode ter. Quanto maior o número de substitutos, maior a elasticidade. Quanto maior o número de usos que um bem pode ter, maior a elasticidade também. Então, 3 – I.

    Por fim, a Curva de Engel é a função (curva) que relaciona a quantidade demandada de um bem para cada nível de renda. Assim, 4-III.

    Resposta: C

  • 1. Elasticidade-preço cruzada da demanda.

    Ɛ = ∆qx% / ∆py%

    (item II)

    ----------------------------------------------------------------------------

    2. Elasticidade-renda da demanda.

    Ɛ = ∆qx% / ∆r%

    (item IV)

    ----------------------------------------------------------------------------

    3. Coeficiente de elasticidade-preço.

    Depende da disponibilidade dos bens substitutos (QUANTO MAIS SUBSTITUTOS, MAIOR O COEFICIENTE) e do número de usos que um bem pode ter (QUANTO MAIS USOS, MAIOR O COEFICIENTE).

    (item I)

    ----------------------------------------------------------------------------

    4. Curva de Engel.

    P(x) = f (Renda)

    (item III)

    ----------------------------------------------------------------------------

    GABARITO: D

    Bons estudos!

  • Questão sobre elasticidades, tema da teoria do consumidor dentro da microeconomia.

    Vamos relacionar os termos aos conceitos:

    1 - II: A elasticidade-preço cruzada da demanda tem a mesma ideia da elasticidade-preço convencional, a diferença está no "cruzamento" das informações, isto é, considera-se a variação no PREÇO do bem x, por exemplo, com a variação na QUANTIDADE do bem y.

    2 - IV: A elasticidade-renda da demanda demonstra quanto à quantidade de um bem variará considerando uma variação na renda do consumidor.

    3 - I: O cálculo da elasticidade-preço da demanda resulta em um coeficiente de elasticidade-preço, o qual poderá ser menor do que 1 (demanda inelástica), igual a 1 (demanda unitária ou neutra) ou maior do que 1 (demanda elástica). A elasticidade da demanda de um bem frente a uma variação no preço depende, exatamente, da disponibilidade dos bens substitutos e da essencialidade desse bem ("número de usos que um bem pode ter").

    4 - III: A curva de Engel relaciona em um dos eixos a renda e no outro a quantidade demandada de determinado bem, exatamente como descrito no item III.

    Portanto, temos: 1 - II; 2 - IV; 3 - I; 4 - III.


    Gabarito do Professor: Letra D.