SóProvas


ID
2760328
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O gerenciamento de riscos vem se constituindo em uma atividade fundamental nas organizações, sendo o Value at Risk (VaR) uma ferramenta bastante difundida. O VaR

Alternativas
Comentários
  • O VaR, ou Value at Risk, é um indicador de risco que estima a perda potencial máxima de um investimento para um período de tempo, com um determinado intervalo de confiança. Ou seja, através de um cálculo estatístico, o VaR mostra a exposição ao risco financeiro que um ou mais ativos possuem em determinado dia, semana ou mês. Para ser calculado, o VaR é baseado em três 3 elementos:

    Estimativa de perda máxima: representa o valor monetário total da carteira que pode ser perdida;

    Horizonte de tempo: diz respeito ao intervalo de tempo a ser analisado. Como esse indicador é utilizado para avaliar ativos voláteis, recomenda-se que o período seja de no máximo um mês.

    Nível de confiança: mostra o grau de cobertura estatística que o indicador alcança. Para o indicador ser confiável, recomenda-se a utilização de pelo menos 95% de confiança – o que significa, estatisticamente, 2 desvios-padrão.

    Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/value-at-risk/">Value at Risk: um imporante método para avaliar o risco de mercado</a>