SóProvas


ID
2760850
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um casal procura uma unidade de saúde para receber orientações sobre o modo de transmissão da Hanseníase multibacilar, pois residem em área com casos da doença. A equipe de saúde, nessa situação, deve esclarecer que

Alternativas
Comentários
  •  A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente, sem tratamento, que elimina o bacilo para o meio exterior infectando outras pessoas suscetíveis.

  • Olá, venho compartilhar com todos vocês esté método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/Q8744867J

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena. 

  • Diagnóstico: clínico e epidemiológico, realizado por meio da anamnese, exame geral e dermatoneurólogico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.

     

    Deve-se utilizar a classificação operacional do caso de Hanseníase, visando definir o tratamento poliquimioterápico (PQT) que se baseia no número de lesões cutâneas de acordo com os seguintes critérios:

     

    Paucibacilar (PB) – casos com até 5 lesões de pele.

     

    Multibacilar (MB) casos com mais de 5 lesões de pele.

     

    Educação em saúde

     

    A comunicação e educação em saúde é um dos componentes estruturantes do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, compreendendo três eixos: ações de comunicação em saúde, educação permanente e mobilização social. Essas ações devem ser conduzidas sempre consonância com as políticas vigentes, visando, prioritariamente: incentivar a demanda espontânea de doentes e contatos nos serviços de saúde para exame dermatoneurológico; eliminar falsos conceitos relativos à hanseníase; informar quanto aos sinais e sintomas da doença, importância do tratamento oportuno; adoção de medidas de prevenção de incapacidades; estimular a regularidade do tratamento do doente e a realização do exame de contatos; informar os locais de tratamento; além de orientar o paciente quanto às medidas de autocuidado.

     

     

    http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/hanseniase-o-que-o-profissional-de-enfermagem-precisa-saber/

     

    CREIA EM DEUS, ELE FARÁ O MELHOR POR VOÇÊ!!!

  • Gabarito: letra d

    Guia para o Controle da Hanseníase (MS, 2002)

    MODO DE TRANSMISSÃO

    O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. O contágio dá-se através de uma pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen, não tratada, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas susceptíveis. A principal via de eliminação do bacilo, pelo indivíduo doente de hanseníase, e a mais provável porta de entrada no organismo passível de ser infectado são as vias aéreas superiores, o trato respiratório. No entanto, para que a transmissão do bacilo ocorra, é necessário um contato direto com a pessoa doente não tratada.


    Guia para o controle da hanseníase I Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde. - 1". edição Brasília: Ministério da Saúde, 2002.