SóProvas


ID
2760886
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No pós-operatório imediato de uma colaboradora que foi submetida a uma intervenção de colecistectomia, e já se encontra com respiração espontânea e sem sonda vesical, a assistência prestada pelo técnico de enfermagem inclui verificar e comunicar ao enfermeiro sinais e sintomas associados a seguinte alteração:

Alternativas
Comentários
  • Hipotermia: confusão, apatia, coordenação prejudicada, mudança na coloração da pele e tremores.

  • Colecistectomia é a retirada cirúrgica da vesícula biliar.

    a)complicações do sistema digestório: náuseas e vômitos decorrente da administração de antieméticos.*

    *administração vai melhorar os vômitos e náuseas 

     

     b)hipertermia: coloração da pele, sudorese, elevação da temperatura, bradipneia e bradicardia.*

    *normalmente ocorre taquipneia e taquicardia 

     

     c)retenção urinária: dificuldade do paciente para urinar, abaulamento em região suprapúbica e diurese profusa.*

    * se tem retenção urinária não tem diurese profusa ou seja  diurese abundante 

     d)complicações respiratórias: acúmulo de secreções, ocasionado pela maior expansibilidade pulmonar *devido à dor, exacerbação.....

    *diminuição da expansibilidade pulmonar devido a dor

    Gabarito E

     

  •  

    De acordo com o artigo: 

    ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-OPERATÓRIO A PACIENTES SUBMETIDOS À COLECISTECTOMIA

     

    Resumo

     

    Introdução: O paciente o qual se submeterá a um procedimento cirúrgico, geralmente apresenta ansiedade e medo. Visita pré-operatória de enfermagem é um procedimento ou recurso de que o enfermeiro do Centro Cirúrgico utiliza para obter dados do paciente que irá se submeter à cirurgia. O tratamento cirúrgico para a colecistite (colecistectomia) pode ser feito através de uma laparotomia aberta ou por laparoscopia. Nesse sentido, é imprescindível a assistência de enfermagem para minimizar a ansiedade e o medo a fim de contribuir para a diminuição do risco cirúrgico e prevenção de complicações pós-operatórias.

    Objetivos: Descrever as condutas e ações de enfermagem durante a visita pré-operatória a pacientes que se submeterá a colecistectomia. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com limitação temporal de 1983 a 2006, realizada através da busca exaustiva em livros e em meios eletrônicos.

    Resultados: A assistência de enfermagem pré-operatória focaliza o ensino pré-operatório do cliente e respectiva família no sentido de reduzir a ansiedade e diminuir as complicações pós-operatórias. Os cuidados pré-operatórios a pacientes submetidos à colecistectomia compreendem: apoio psicológico; dieta rica em carboidratos, proteínas, líquidos, e pobre em gorduras; investigação do trato gastrintestinal através de exames radiológicos à procura de outras patologias; exame de retosigmoidoscopia; equilíbrio hidroeletrolítico; lavagem intestinal; dentre outros. Conclusão: Diante dos dados encontrados na literatura, observamos que as condutas de enfermagem para o pré-operatório de colecistectomia pouco difere das demais cirurgias, sendo os cuidados pré-operatórios específicos para a colecistectomia: cuidados com a dieta, a investigação do TGI, a realização do exame de retosigmoidoscopia e a administração de antibióticos. Unitermos: visita pré-operatória, colecistectomia, centro cirúrgico.

     

     

    http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/anais.php?evt=7&sec=40&niv=4&mod=1&con=1641