-
Um dia antes da febre e perdura até o sexto dia da doença.
-
O enfermeiro é o profissional que fará a avaliação do paciente e o responsável pela classificação de riscos, por isso é de fundamental importância o conhecimento da dengue. Além disso, atuará na construção de diagnósticos, elaboração de metas e planejamentos de intervenções para a doença.
Dentre as orientações que o enfermeiro pode dar estão:
1- Hidratação: é recomendado ao paciente que este faça a ingestão de em média 60 a 80 ml de líquidos por quilo de peso por dia, ou seja, uma pessoa que pesa 60kg deve ingerir aproximadamente 3,6 litros a 4, 8 litros nos primeiros 5 dias.
2- Sinais de Alerta: agitação e/ou sonolência excessiva; diminuição do volume urinário habitual; temperatura baixa. O profissional orienta que na presença desses sinais o paciente precisa procurar um serviço de saúde.
3- Acompanhamento: o exame específico para dengue deve ser realizado após 60 dias do aparecimento dos sintomas.
http://www.petenfermagem.ufc.br/?p=1997
-
Gabarito: Letra D.
De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde.Brasília-DF.2016
Dengue
Período de transmissibilidade
Compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre no homem, e outro extrínseco, que ocorre no vetor.
Quando o vírus da dengue circulante no sangue de um humano em viremia (geralmente um dia antes do aparecimento da febre até o 6ªdia da doença) é ingerido pela fêmea do mosquito durante o repasto, o vírus infecta o intestino médio e depois se espalha sistemicamente ao longo de um período de 8 a 12 dias.
Após esse período de incubação extrínseca, o vírus pode ser transmitido para humanos durante futuros repastos. Este período de incubação é influenciado por fatores ambientais, especialmente temperatura.
Em seguida o mosquito permanece infectante até o final da sua vida (6 a 8 semanas).
-
QUESTÃO DESATUALIZADA DE ACORDO COM O NOVO GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Período de Transmissibilidade:
Compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre nos hospedeiros, tanto no homem como nos PNH (macacos), e outro extrínseco, que ocorre nos vetores.
A viremia humana dura em torno de 7 dias, que se inicia entre 24 e 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e se estende até 3 a 5 dias após o início da doença, período em que o homem pode infectar os mosquitos transmissores. Nos PNH, a doença ocorre de forma similar ao homem, com período de transmissibilidade semelhante.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde : volume único [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. – 3ª. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2019.
Contudo, o gabarito da questão "Letra D", é o que mais chega perto, dentre as outras alternativas, do novo guia.