SóProvas


ID
2762629
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre as causas da Revolta da Vacina (1904), encontram-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O RJ era uma cidade populosa e vinha enfrentado epidemias de diversas doenças como tuberculose, peste bubônica, febre amarela, varíola, malária, tífo, cólera. Uma série de reformas urbanas foram iniciadas com o intuito de modernizar a cidade e também de acabar com tais epidemias. Vários cortiços foram destruídos e a população pobre removida de suas moradias. 

    Oswaldo Cruz, nomeado diretor geral de Saúde Pública em 1903, tinha a missão de promover um saneamento na cidade e erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.

    Com este intuito, em junho de 1904 o governo fez uma proposta de lei que tornava obrigatória a vacinação da população. Mesmo com 15 mil assinaturas contrárias, a lei foi aprovada no dia 31 de outubro. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina. 

    Os motivos da revolta eram uma resposta à arbitrariedade e autoritarismo do governo, bem como o desconhecimento sobre a vacina, já que diversos boatos surgiram sobre a violação de corpos e os possíveis efeitos posteriores à ela.

     

  • O estopim da revolta foi a publicação de um projeto de regulamentação da aplicação da vacina obrigatória no jornal A Notícia, em 9 de janeiro de 1904. O projeto exigia comprovantes de vacinação para a realização de matrículas nas escolas, assim como para obtenção de empregos, viagens, hospedagens e casamentos. Previa-se também o pagamento de multas para quem resistisse à vacinação. Quando a proposta vazou para a imprensa, o povo indignado e contrariado iniciou uma série de conflitos e manifestações que se estenderam por cerca de uma semana. Embora a vacinação obrigatória tenha sido o deflagador da revolta, logo os protestos passaram a se dirigir aos serviços públicos em geral e aos representantes do governo, em especial contra as forças repressivas. Um grupo de militares florianistas e positivistas, com o apoio de alguns setores civis, tentaram se aproveitar do descontentamento popular para realizar um golpe de Estado na madrugada do dia 14 para o dia 15 de novembro, que no entanto, foi derrotado.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina 06/11/2018

  • d) as tensões sociais urbanas causadas pelo deslocamento de populações pobres do centro por causa das reformas urbanísticas do Rio de Janeiro e as tensões políticas envolvendo grupos positivistas e liberais na Primeira República.

     

     

    A cidade do Rio de Janeiro sofria em 1904 com sérios problemas de saúde publica. Diversas doenças assolavam a população e eram objeto de preocupação dos governantes. O então presidente Rodrigues Alves com o intuito de modernizar a cidade e também controlar tais epidemias, iniciou uma série de reformas urbanas que mudou a geografia da cidade e o cotidiano de sua população. As mudanças arquitetônicas da cidade ficaram a cargo do engenheiro Pereira Passos. Ruas foram alargadas, cortiços foram destruídos e a população pobre removida de suas antigas moradias. Coube a Oswaldo Cruz, nomeado diretor geral de Saúde Pública em 1903, a missão de promover um saneamento na cidade e erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Com este intuito, em junho de 1904 o governo fez uma proposta de lei que tornava obrigatória a vacinação da população. Mesmo com 15 mil assinaturas contrárias, a lei foi aprovada no dia 31 de outubro.

     

     

    FONTE: https://www.infoescola.com/historia/revolta-da-vacina/

  • ler o enunciado com calma, pois pedi as CAUSAS , a melhor altenativva letra d