SóProvas


ID
2762635
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento operário brasileiro, no contexto da Primeira República, foi muito influenciado pela corrente anarco-sindicalista que defendia princípios e estratégias de luta específicas. Como exemplo de um princípio e de uma estratégia, considera-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABE

  • GAB E

    PMBA

  • Vale acrescentar que o movimento operário brasileiro teve origens devido as péssimas condições em que se encontravam os trabalhadores. Devido a ausência de amparo social pelo governo, os trabalhadores recebiam muito pouco, trabalhavam de 10 à 12 horas semanais, sem direito a descanso semanal, férias remuneradas e qualquer tipo de benefício. Além disso, a força operaria era composta por mulheres e crianças, as quais recebiam menos que homens adultos na mesma função.

    Todo esse cenário contribuiu para formação das Ligas Operárias e posteriormente os sindicatos. De modo geral, reivindicavam melhores condições de trabalho, regulamentação do trabalho feminino e infantil, sem ainda conotação política. Logo depois, com os sindicatos, as mobilizações se tornaram mais robustas e reivindicatórias, atuando por meio de greves e manifestações.

    Em torno do movimento operário destacam-se os anarco-sindicalistas e os socialistas. Acho importante ressaltar, pois já vi várias questões afirmando que o único movimento operário que existia no Brasil na época era anarco-sindicalismo, o que não é verdade. Em São Paulo predominavam os anarquistas e no RJ socialistas.

    Enfim: Gabarito E) Falou em anarquismo relaciona com o fim do estado e cooperação entre indivíduos livres.

  • Movimento Operário > sindicatos > Lula