SóProvas


ID
2763151
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com o PMBOK 5ª edição, o gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Uma métrica da qualidade

Alternativas
Comentários
  • Métricas da Qualidade de Sofware são apresentados indicadores que permitem monitorar a eficiência do processo de desenvolvimento de software, exibindo análises de distribuição de defeitos e o nível de eficiência do processo de detecção de erros. Também são apresentadas técnicas que auxiliam a análise das informações obtidas.

    Métricas de qualidade de software , como as métricas de produtividade, focam o processo , o projeto e o produto. Desenvolvendo e analisando um referecial de métricas para a qualidade, uma empresa pode corrigir as áreas do processo de sofware que são a causa dos defeitos de software.

    Letra C

    Engenharia de Software - 8ª Edição Pressman

  • Questão chata. Exige o conhecimento de um conceito específico dentro do PMBOK (5ª edição). Vejamos como o referido documento conceitua métrica de qualidade: 

    Uma métrica da qualidade especificamente descreve um atributo de projeto ou produto e como o processo de controle da qualidade o medirá. A medição é um valor real. A tolerância define as variações aceitáveis na métrica. Por exemplo, se o objetivo de qualidade é ficar dentro do orçamento aprovado em ± 10%, a métrica de qualidade específica é usada para medir o custo de cada entrega e determinar a variação percentual do orçamento aprovado para tal entrega. As métricas da qualidade são usadas nos processos de garantia da qualidade e de controle da qualidade. Alguns exemplos de métricas da qualidade incluem desempenho dentro do prazo, controle dos custos, frequência de defeitos, taxa de falhas, disponibilidade, confiabilidade e cobertura de testes. (PMBOK, 5ª edição, p.241)

    Alternativa A. Errado. A medição é um valor real (e não intangível como proposto na alternativa).

    Alternativa B. Errado. A métrica de qualidade precisa ter tolerância, que é o que define variações aceitáveis na métrica. Latência é um conceito totalmente diferente que é utilizado para indicar um tipo de vínculo específico entre duas tarefas.

    Alternativa C. Correto. A alternativa descreve os exemplos trazidos pelo PMBOK de métricas de qualidade.

    Alternativa D. Errado. Existem várias formas de métrica de qualidade. O “apenas” invalida a alternativa.

    Alternativa E. Errado. A EAP é um processo dentro do planejamento. As métricas de qualidade são utilizadas para monitorar e controlar o que foi planejado.

    Gabarito: C