SóProvas


ID
2764063
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à traumatologia médico-legal, a diferença conceitual entre degola (decapitação) e esgorjamento reside

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO LETRA D

    .

    .

    Os instrumentos cortantes produzem lesões no pescoço chamadas esgorjamento, degolamento e decapitação.

    Esgorjamento são as lesões produzidas por instrumentos cortantes (eventualmente, por instrumentos cortocontundentes) nas regiões anterior, lateral, anterolateral ou laterolateral do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. Sua etiologia pode ser homicida ou suicida.

    Degolamento são as seções assentadas na região cervical, lesões provocadas por instrumentos cortantes na região posterior do pescoço, na nuca. Como no esgorjamento, essas lesões podem, eventualmente, ser produzidas também por instrumentos cortocontundentes.

    A decapitação se traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ação além da cortante, especialmente por instrumentos cortocontundentes. Sua etiologia pode ser acidental ou homicida e, mais raramente, suicida. Observam-se com mais frequência as decapitações depois da morte, como forma de prejudicar a identificação da vítima.

     

    REFERÊNCIA: FRANÇA, G. V. Medicina Legal, 10ª Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Gen, 2015. CROCE, D.; CROCE JÚNIOR, D. Manual de Medicina Legal, 8ª Ed. Saraiva, São Paulo, 2012.

    .

    .

    BONS ESTUDOS!!!

     

  • Não entendi porque colocaram decapitação entre parentêses como se fosse um sinônimo de DEGOLA, sendo que são dois conceitos totalmente diferentes e induz a marcar alternativa errada. 

  • Decapitação é a remoção da cabeça acidental ou intencionalmente de um ser vivo.

    A decapitação é muitas vezes intencional, com o intuito de assassinar ou executar uma pessoa - através do uso de uma faca, espada, machado, guilhotina ou foice, sendo essa ferramenta a mais própria para essa prática, além de um executor e/ou carrasco exímio na prática. Decapitação também pode acontecer por acidente, através de uma explosão, acidente automobilístico ou industrial ou outro acidente violento.

    A separação da cabeça do resto do corpo resulta invariavelmente em morte nos humanos: a rápida perda de sangue tanto da cabeça quanto do corpo causam uma queda drástica da pressão sanguínea, seguida de perda de consciência e morte cerebral em segundos.

    Abraços

  • Por que a A está errada ?

  • Tb não entendi o erro da A

  • ‘A decapitação é também de ocorrência rara e se traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ação além da cortante. Sua etiologia pode ser acidental ou homicida e, mais raramente, suicida. Observam-se com mais frequência as decapitações depois da morte, como forma de prejudicar a identificação da vítima (....) Esgorjamento- caracteriza-se por uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. Sua etiologia pode ser homicida ou suicida”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 227-228

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • Degola  -  gola (atrás)

    Esgorjamento - gor garganta (frente)

     

  • Não entendi o (decapitação) no enunciado como se  para a banca fosse  sinônimo de degola.  

  • Decapitação???? q questão fela.....

  • Boa tarde a todos.

    Creio que a questão esteja redigida de mareira incorreta. O correto seria: "Com relação à traumatologia médico-legal, a diferença conceitual entre degola, decapitação e esgorjamento reside". A redação colocando a palavra "decapitação" entre parênteses, ao invés de separá-la da palavra anterior por vírgula, acaba dificultando a correta interpretação do enunciado, uma vez que as palavras em destaque tratam-se de três conceitos distintos. 
     

  • ‘A decapitação é também de ocorrência rara e se traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ação além da cortante. Sua etiologia pode ser acidental ou homicida e, mais raramente, suicida. Observam-se com mais frequência as decapitações depois da morte, como forma de prejudicar a identificação da vítima (....) Esgorjamento- caracteriza-se por uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. Sua etiologia pode ser homicida ou suicida”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 227-228

    GABARITO DO PROFESSOR QC: LETRA D

  • GB D

    Degolamento:corte na parte posterior do pescoço, na gola. O degolamento não tira a cabeça,
    se tirar a cabeça é decapitação.

    - Decapitação: normalmente feita pela guilhotina. Tem que ser um agente cortocontundente.

    - Esgorjamento: esgorjar é botar a garganta pra fora. A maneira de fazer isso
    é fazer um corte na parte anterior ou lateral do pescoço. O agente vulnerante
    pode ser cortante, pérfuro-cortante por deslizamento e um agente cortocontundente. A causa da morte será porque uma artéria vai sangrar até ele
    morrer (embolia aguda) ou porque vai entrar sangue na via respiratória e ele vai ficar asfixiado, ou porque vai entrar ar nas veias e ele
    vai morrer de embolia (embolia gasosa

  • O erro na assertiva "A" consiste no fato de que na degola não há separação total da cabeça do restante do corpo. Na degola a lesão é na parte posterior do pescoço (na gola, na nuca). Entretanto, o enunciado da questão induz a erro o candidato ao constar a expressão "degola (decaptação)" sugerindo serem sinônimas. Fui também induzido em erro ao responder a questão. De fato a alternativa correta é a "D". Porém, a meu ver, a questão deveria ser anulada.

     
  • Verifica-se que quem faz a questão não sabe nada de Medicina Legal no momento em que coloca parenteses relacionando degola com decapitação.

  • Lindas e lindos. Decorrei um macete (sinceramente não lembro se criei ou se aprendi aqui), mas é fato que acerto todas nesse assunto. Seguinte:


    1) Degola = Consoante (D) = Depois do pescoço (atrás);


    2) Esgorjamento = Vogal (E) = Antes do pescoço (frente).



    Depois desse macete acertei todas, inclusive essa questão!


  • GABARITO D

    1.      Esgorjamento – ferida longitudinal na porção anterior ou lateral do pescoço – pode haver o destacamento da cabeça do restante do corpo.

    2.      Degolamento – ferida incisa ou cortocontusa na porção posterior do pescoço/nuca – pode haver o destacamento da cabeça do restante do corpo.

    3.      Decapitação – destacamento da cabeça do restante do corpo. Ex: guilhotina.

    4.      Espostejamento – representado pela multiplicidade de fragmentos do corpo, os quais se mostram irregulares. Ex: atropelamento em linha férrea.

    5.      Esquartejamento – representado pela amputação, desarticulação, que reduzo o corpo em quartos. Ex: separação do corpo em quatro partes.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • O enunciado induziu ao erro ao colocar entre parenteses decapitação como sinônimo de degola... é a hora que vc fica sem saber qual resposta a banca quer...

    Sem ler o enunciado é possível acertar sem maiores problemas.

  • A própria questão deu a entender que, para o examinador, degola seria sinônimo de decapitação, o que tornaria a "A" também correta. Logo, deveria ser anulada.

  • É só lembrar onde fica a GOLA da camisa. (atrás do pescoço)

  • Em momento algum deu a entender que a banca considera que degola seria sinônimo de decapitação, se pede diferença conceitual, logo a concepção é diferente.

  • Vocês inventam umas "facilidades" que mais dificultam que ajudam.

    Quando tiverem estudando medicina legal, imaginem as cenas em vossas cabeças, é mais fácil que decorar "facilidades" e mnemônicos.

  • Saudades de estudar essa matéria. :-(

  • como acertar uma questão se o enunciado já está errado? colocaram entre parênteses a decapitação como se fosse sinônimo de degola. induz ao erro.

  • Tem que decapitar o examinador que elaborou a questão; assim ele aprende o significado de decapitação kkkk

  • Degola e decapitação não são a mesma coisa.

  • acertei, mas essa questão merece ser anulada.

  • Questão errada!

    Decapitação é a cabeça separada do tronco, já a Degola (degolamento) é a lesão na nuca provocada por instrumento cortante.

    Só para complementar, o Esgorjamento é a lesão, também por instrumento cortante, sendo que na parte anterior ou lateral do pescoço.

    Ps: nuca é a parte posterio do pescoço.

  • Essa questão é absurda! Como é possível não ter sido anulada? Desde quando degola e decapitação são sinônimos?!

  • Degola -  gola (atrás) - região POSTERIOR ao pescoço.

    Esgorjamento - gor =  garganta (frente) - região anterior ou lateral ao pescoço.

  •   Espostejamento

    O Espostejamento é a divisão em partes menores das que ocorre no esquartejamento.

    Espostejamento é reduzir a postas.

    Decapitação

    Tipo de lesão em que ocorre a separação da polo cefálico do corpo.

    Degola

    Lesão cervical posterior, geralmente produzida por instrumento corto-contundente ou cortante.

    Esgorjamento

    Lesão cervical lateral ou anterior, produzida geralmente por instrumento cortante ou até corto-contundente.

    Causas de óbito

    Choque hipovolêmico por lesão vascular

    Parada cárdio-respiratória por lesão nervosa

    Asfixia por entrada de sangue na árvore respiratória

    Embolia gasosa por entrada de ar em grandes veias

    http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=97

  •   Espostejamento

    O Espostejamento é a divisão em partes menores das que ocorre no esquartejamento.

    Espostejamento é reduzir a postas.

    Decapitação

    Tipo de lesão em que ocorre a separação da polo cefálico do corpo.

    Degola

    Lesão cervical posterior, geralmente produzida por instrumento corto-contundente ou cortante.

    Esgorjamento

    Lesão cervical lateral ou anterior, produzida geralmente por instrumento cortante ou até corto-contundente.

    Causas de óbito

    Choque hipovolêmico por lesão vascular

    Parada cárdio-respiratória por lesão nervosa

    Asfixia por entrada de sangue na árvore respiratória

    Embolia gasosa por entrada de ar em grandes veias

    http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=97

  • Só achei que a questão errou em uma coisa, colocar "Decapitação" entre parêntese, pois decapitação é a lesão cervical completa (separação da cabeça e tronco), o que poderia levar o candidato ao erro na letra A.

    Mas o gabarito está correto

    Letra D

    #avante

  • Feridas por ação cortante no pescoço:

     

    ESGORJAMENTO – Ferida na região anterior (frente) ou lateral do pescoço. 

     

     

    DEGOLAMENTO – Ferida na região posterior do pescoço (nuca). A degola é na região cervical posterior (nuca), região dorsal do pescoço. 

  • A) na separação total da cabeça do restante do corpo na degola, sendo a lesão sempre profunda. ERRADO

    A assertiva caracterizou decapitação.

         

    B) no instrumento utilizado, sendo cortante na degola e cortante e contundente no esgorjamento. ERRADO

    O esgorjamento e degolamento são produzidos, usualmente, por instrumento cortante ou até corto-contundente.

         

    C) no instrumento utilizado. Cortante na decapitação e contundente no esgorjamento. ERRADO

    O esgorjamento é produzido, usualmente, por instrumento cortante até corto-contundente.

    A decapitação é produzida, usualmente, por instrumento cortante, mas pode ter outras formas de ação.

         

    D) na localização da lesão, sendo a degola posterior ao pescoço e o esgorjamento anterior ou lateral. CERTO

     Degolamento = gola – corte parcial parte posterior do pescoço – nuca. Não pode ser suicida, pois necessita de corte na coluna vertebral.

    Esgorjamento = corte parcial na parte anterior, lateral, anterolateral, laterolateral do pescoço. Pode ser suicida ou homicida.

         

    ATENÇÃO! Degolamento e decapitação não são sinônimos como fez parecer o enunciado. A decapitação caracteriza-se pela separação total de membro da cabeça do tronco.

         

    E) na localização da lesão, sendo a degola lateral e o esgorjamento anterior. ERRADO

    Ver letra D.

  • Essa decapitação entre parênteses é o montinho artilheiro. Contudo, as alternativas não apresentam uma descrição verdadeira de decapitação. Acertável, mas anulável.

  • ESGORJAMENTO: É caracterizado por uma ferida congitudinal na porção anterior do pescoço e geralmente é representada por um longo corte, que pode lesar, além dos planos superficiais da pele, músculos e até mesmo esôfago.

    DEGOLAMENTO: É uma ferida incisa ou cortoconsusa na porção posterior do pescoço.OBS: DEGOLAMENTO É UM CORTE FEITO NA REGIÃO REPRESENTADA PELA GOLA DE UMA CAMISA, OU SEJA, NA NUCA DO INDIVIDUO.

    Livro Medicina Legal da Juspodivm Sinopses- Wilson Palermo

  • Só lembrei da minha prof. da faculdade dando os macetes! nunca esqueço. DELOGA>> GOLA DA CAMISA, parte posterior do pescoço. :)

  • degola não é a mesma coisa que dacapitação

  • No âmbito médico-legal, degola é uma lesão incisa (produzida por instrumento cortante, como navalha ou bisturi) localizada na região posterior do pescoço (parte de trás do pescoço). Não confundir com esgorjamento, que é também uma lesão incisa localizada no pescoço, porém em sua região anterior (parte da frente do pescoço)

  • Resumo:

    Esgorja (garganta) = região anterior, lateral ou anterolateral do pescoço;

    Degola = região posterior do pescoço (nuca);

    Decapitação = ocorre quando corta toda a cabeça

  • Aí vc se pergunta: O que será que se passou na cabeça do examinador na hora em que colocou decapitação entre parenteses...PQP, viu!

    Seguimos!

    #BoraSerPuliça2021

  • O examinador colocou decapitação como sinônimo de degola? Pai amado...

  • Esgorja (garganta, Gogó, frente) = região anterior, lateral ou anterolateral do pescoço;

    Degola (gola) = região posterior do pescoço (nuca);

    Decapitação = ocorre quando corta toda a cabeça

    Esquartejamento = Separação dos membros superiores e inferiores do tronco;

    Espostejamento = Fatiamento do corpo;

    Empalamento = Introdução de objeto longo, como por exemplo caibro, cano na região genital da vítima de baixo para cima ou pela boca de cima para baixo

  • GAB. D)

    Esgorja : região anterior, lateral ou anterolateral do pescoço

    Degola: região posterior do pescoço => nuca

    Decapitação: ocorre quando corta toda a cabeça

  • Letra d.

    Esgorjamento – ferida longitudinal na porção anterior ou lateral do pescoço – pode haver o destacamento da cabeça do restante do corpo.

    Degolamento – ferida incisa ou cortocontusa na porção posterior do pescoço/nuca – pode haver o destacamento da cabeça do restante do corpo.

    Decapitação – destacamento da cabeça do restante do corpo.

    Espostejamento – multiplicidade de fragmentos irregulares do corpo,

    Esquartejamento – amputação, desarticulação, que reduzo o corpo em quartos.

  • Com essa dica fica mais fácil responder: D= consoante (Depois) E= vogal (Antes) A degola é atrás e o esgotamento na frente.
  • A banca já começa induzindo o candidato a erro, tratando como sinônimos degola e decapitação, sendo que são conceitos completamente distintos.

  • GAB D

    -Dentro conjunto de lesões produzidas por ações cortantes , existe o esquartejamento, divide-se o corpo em partes (quartos), quase sempre o criminoso faz isso para livrar-se do cadáver ou impedir a identificação.

    -A decapitação de ocorrência mais rara traduz pela separação da cabeça do corpo e pode ser oriunda de outras formas de ação além da cortante. Quando o instrumento corto-contundente incide sobre a cabeça ou o pescoço, podem produzir tanto fratura exposta de crânio como DECAPITAÇÃO, que é o destacamento da cabeça do corpo, podendo ser homicida ou acidental

    -DEGOLAMENTO -Ocorre quando as lesões se situam na região da gola do pescoço, ou seja, é situada na parte POSTERIOR DO PESCOÇO, sem que haja o arrancamento da cabeça, pois, se houver o arrancamento da cabeça, haverá a chamada decapitação.

    -Esgorjamento que caracteriza por uma longa ferida transversal do pescoço de significativa profundidade. Sua etiologia pode ser homicida ou suicida. Nos casos de suicídio, quando o individuo é destro, o ferimento se dá esquerda para a direita, sua localização é mais ântero-lateral esquerda e termina ligeiramente voltado para baixo. Sua profundidade é maior no inicio da lesão, pois no final a vitima começa a perder as forças.

  • Pega o bizu:

    DEgola é na parte DE trás

  • AB. D)

    Esgorja região anterior, lateral ou anterolateral do pescoço

    Degola: região posterior do pescoço => nuca MACETE GOLA DA CAMISA

  • DEGOLA --> GOLA DA CAMISETA. -> ATRÁS

    ESGORJA --> TEM "G" DE GARGANTA.

    DECAPITAÇÃO É O ARRANCAMENTO TOTAL DA CABEÇA.

  • [GAB: D]

    Degola: lesão na região cervical posterior (nuca), região dorsal do pescoço.

    Esgorjamento: lesão na região anterolateral do pescoço, ou seja, anterior e também lateral da região cervical. (garganta)

    Decapitação: secção/separação da cabeça do resto do corpo.

    Esquartejamento: secção/separação do corpo em vários segmentos na região das articulações.

    Espostejamento: secção do corpo em vários segmentos fora das articulações.

  • Esgorjamento: lesão profunda na parte anterior e laterais do pescoço

    Degola: lesão profunda na parte posterior do pescoço

    Decapitação: secção total do pescoço

    Esquartejamento: separação do corpo em quatro partes

    Espostejamento: separação do corpo em diversas partes irregulares

    BITTAR, Neusa. Medicina Legal e noções de criminalística. 10ªed. Indaiatuba: Foco, 2021. P.152

  • RESUMO MAROTO

    > Degola: Onde fica a gola da blusa? região cervical posterior (NUCA); dorsal do pescoço.

     

    > EsGOrjamento: GOGOzinho garganta .região anterior-lateral da cervical (anterior → antes = frente);  lateral do pescoço.

    -Pode por instrumentos cortantes (eventualmente, por instrumentos cortocontundentes)

    > Decapitação: secção da cabeça - separação da cabeça do resto do corpo

     

    EsQUARTejamento: (4QUARTO partes) ato de dividir o corpo em partes por amputação ou desarticulação. → secção do corpo em vários segmentos nas articulações. (divide-se os membros e partes na região das articulações.) Pernas e braços(4)

     

    >Espostejamento: quase igual esquart, mas aqui são mais segmentos fora das articulações.(cabeça, pernas, braços, antebraços...)

     

    > Lesões de defesa: marcas de defesa p  segurar a arma do agressor.(marcas na mão por ex) 

     

    Castração: remoção dos órgãos genitais

     

    > Haraquiri: feridas profundas da parede abdominal; --> forma de suicídio ritual praticada no Japão, que consiste em rasgar o ventre à faca ou a sabre;

     

    > Feridas estigmatizantes: utilizadas como forma de estigmatizar a vítima, viva ou morta, com a marca do executor ou da facção.

  • só eu que entendi que o examinador considerou degola sinônimo de decapitação?

  • O que tem a ver decapitação com degolamento?

  • O examinador foi capcioso ao extremo, colocando o termo decapitação entre parênteses, assim induzindo ao erro na letra A, na pressa erra. Mas, a assertiva "D"não deixa dúvida alguma quanto ao gabarito da questão.

  • Decapitação - Separação total entre cabeça e corpo.

    Degola - Corte na parte posterior do pescoço (gola da camisa)

    Esgorjamento - Corte na parte anterior ou lateral do pescoço.

  • AQUELA LEVE C=AGADA.

    DEGOLA É DIFERENTE DE DECAPITAÇÃO.

  • Degola -  gola (atrás)

    Esgorjamento - gor =  garganta (frente)

  • Degola é diferente de decapitação, mas por eliminação dava para acertar.

  • Sempre vou achar essa questão um absurdo