SóProvas


ID
2764162
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infusão intravenosa de medicamentos representa maior risco ao paciente por permitir o contato imediato do fármaco com o sistema circulatório. Desse modo, a observação das rotinas estabelecidas é fundamental para a prevenção de complicações. Nesse sentido, a troca das dânulas deve ser feita:

Alternativas
Comentários
  • conjuntamente com o sistema de infusão.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração de medicamentos. Conforme o enunciado da questão nos traz, a infusão intravenosa de medicamentos representa maior risco ao paciente por permitir o contato imediato do fármaco com o sistema circulatório.

    Por isso, é de extrema importância de que a Enfermagem se atente aos protocolos de recomendação para prevenção de complicações.

    Segundo a ANVISA, na Prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde a troca das dânulas, ou também conhecida como “torneirinhas" deverá acontecer juntamente com o sistema de infusão. Ressalto que esse equipamento deve ser confeccionado com material transparente.

    A ANVISA recomenda ainda realizar a troca de equipos simples, buretas, extensões, torneirinhas e outros dispositivos a cada 72 horas e, sempre que ocorrer refluxo de sangue; no caso de infusões intermitentes, como antimicrobianos, sangue e hemoderivados, trocar imediatamente o sistema de infusão ou no máximo em 24h;

    Alternativas A, B e D INCORRETAS conforme explicação anterior.

    C) INCORRETA a cada 72 horas. Essa poderia causar dúvida. Mas a recomendação especifica para Dânulas é de troca junto com todo o sistema. O prazo máximo para troca do sistema é 72 horas.

    E) CORRETA conjuntamente com o sistema de infusão, conforme explicação anterior

    Gabarito do Professor: Letra E.