SóProvas


ID
2764276
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A deformação a frio, a formação de solução sólida, o controle do tamanho do grão e a formação de precipitados constituem mecanismos de endurecimento dos materiais metálicos, haja vista tais mecanismos exercerem relação com a movimentação das discordâncias. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Ao deformar-se um metal a frio, ocorre o aumento da densidade de discordâncias.


    B) Elementos de liga em solução aumentam sim a tensão de escoamento, contudo, a solução sólida intersticial provoca maiores deformações na rede cristalina. Assim, causa um efeito mais acentuado quanto à resistência mecânica.


    C) Quanto maior o grão --> menos área de fronteira por volume --> menores são as restrições ao movimento de discordâncias --> menor resistência mecânica. CORRETA


    D) A formação de precipitados interfere sim no movimento de discordâncias, porém, impõe restrições diminuindo sua mobilidade.


    E) Incorreto, vai contra a definição de metal puro.

  • A) Ao deformar-se um metal a frio, ocorre a AUMENTO da densidade de discordâncias, DIFICULTANDO a movimentação dessas discordâncias.

    B) Elementos de liga em solução provocam aumento na tensão de escoamento, sendo que a solução sólida substitucional possui efeito MENOS acentuado em relação à solução sólida intersticial.

    C) O aumento da resistência mecânica e da tenacidade de um metal é inversamente proporcional ao seu tamanho de grão médio.

    É A CORRETA, MAS ANALISEM MEU PONTO DE VISTA:

    PARA AUMENTAR A RESISTENCIA TEM QUE SE DIMINUIR O TAMANHO DO GRÃO, POIS DESSE MODO AS AREAS DE CONTORNO TERÃO UM AUMENTO QUE DIFICULTARÃO AS DISCORDÂNCIAS.

    Até aí concordo que esta correto, porque são grandezas inversamente proporcionais!

    JÁ A TENACIDADE É DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO TAMANHO DO GRÃO, PORQUE PARA AUMENTARMOS A TENACIDADE TEM QUE SE AUMENTAR O TAMANHO DO GRÃO, PARA DIMINUIR A AREA DE CONTORNO, FACILITANDO A DISCORDÂNCIA.

    D) A formação de precipitados interfere no movimento das discordâncias, DIMINUINDO sua mobilidade e consequentemente a ductilidade do material.

    E)O endurecimento pela formação de precipitados é em metais puros (SE O METAL É PURO, VAI PRECIPITAR O QUÊ?), pois dispensa a existência de elementos de liga.

    LETRA C!

    Mas considero a questão passível de anulação!

  • Aumento da resistência pela redução do tamanho de grão:

    1 - Um material com granulação fina tem dureza maior e é mais resistente que um material com granulação grosseira , uma vez que o primeiro tem maior área total de contornos de grão para impedir o movimento das discordâncias

    2 - A redução do tamanho de grão não melhora apenas a resistência mas tabém a tenacidade de muitas ligas

    quanto menor o tamanho de grão maior a resistência e a tenacidade das ligas

    Observamos uma relação inversamente proporcional

    Letra C

  • Callister, 8th Ed, pág 182.

    "Também deve ser mencionado que a redução no tamanho de grão não melhora apenas a resistência, mas também a tenacidade de muitas ligas."

    Esse é um ponto chave que deve ser decorado, visto que a tenacidade acompanha a ductilidade, o raciocínio do Luis Fernando é bem razoável, mas neste caso, é realmente uma exceção à regra.

  • C) Equação de Hall-patch