Componentes ativos - Os componentes ativos são capazes de gerar energia e exercer uma função de controle sobre uma energia adicional de um outro componente. Fazem parte desse grupo diodos, transistores, circuitos integrados, dispositivos optoeletrônicos e fontes de energia.
Componentes passivos - Os componentes passivos não aumentam a intensidade de uma corrente ou tensão. Eles têm como característica interagir com a energia do circuito, dissipando-a em outras formas como, por exemplo, em calor. Como exemplos de componentes passivos podemos citar resistores, capacitores, indutores, sensores e antenas.
Os componentes passivos são resistores, capacitores e indutores conhecidos como componentes básicos dentro de sua classificação. Sendo que a característica de uso desses componentes em um circuito não influencia em aumento de corrente, tensão ou ganho. Apenas interagem com a energia dissipando-a em outras formas, podendo retardar ou armazenar.
Os componentes ativos por sua vez ao contrario dos passivos já geram energia, conduzir a direção da corrente e também pode gerar ganho amplificando um determinado sinal. São exemplos de componentes ativos; diodos, transistores, fontes de energia e circuitos integrados.
E como continuação tem os componentes eletromecânicos que são todos aqueles que se movimenta mecanicamente através de comandos eletrônicos em um dispositivo.
São eles; relés, cristal, motores e chaves. Sendo que dentre esses componentes temos uma grande variação de estruturas.
ETB 4°i