-
Letra (a)
A auditoria operacional preocupa-se em verificar a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e equidade de organizações, políticas, programas e projetos públicos, e tem como principais objetivos avaliar se:
-> A Administração desempenhou suas atividades com economicidade, de acordo com princípios, práticas e políticas administrativas corretas.
-> O pessoal e os recursos materiais, financeiros, tecnológicos e de qualquer outra natureza são utilizados com eficiência, inclusive os sistemas de informação.
-> Os procedimentos de mensuração, controle e avaliação de desempenho e de resultados são adequados e aplicados de forma sistemática pelos órgãos e entidades da Administração.
-> Foram adotadas pelos entes auditados as providências para sanar as deficiências detectadas em auditorias anteriores, nos termos das decisões e recomendações dos TC.
-> Os programas, projetos, atividades, operações e ações governamentais atingiram a efetividade e a equidade pretendidas em relação ao alcance de seus objetivos.
-> Foram alcançados os objetivos e os resultados pretendidos.
-> Pode haver, na prática, uma auditoria governamental em que haja uma superposição entre os procedimentos de auditorias de regularidade e operacional.
-
GABARITO A
a) 22. Auditoria operacional: foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
b) Trocou o conceito de Auditoria Financeira com Auditoria de Conformidade.
22. Auditoria financeira - foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.
c) A Auditoria do Setor Público não participa da EXECUÇÃO dos atos de gestão, mas sim de determinar se a informação ou as condições reais de um objeto estão de acordo com os critérios estabelecidos.
18. Em geral, a auditoria do setor público pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidência para determinar se a informação ou as condições reais de um objeto estão de acordo com os critérios estabelecidos.
d) 22. Auditoria de conformidade: foca em determinar se um particular objeto está em conformidade com as normas identificadas como critérios. A auditoria de conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos.
e) 39. Gestão de equipes de auditoria e habilidades: os auditores devem possuir ou ter acesso às habilidades necessárias.
Os membros da equipe de auditoria devem possuir, coletivamente, o conhecimento, as habilidades e a competência necessárias para concluir com êxito a auditoria. Isso inclui compreensão e experiência prática acerca do tipo de auditoria que está sendo realizada, familiaridade com as normas e a legislação aplicáveis, entendimentos das operações da entidade e habilidade e experiência para exercer julgamento profissional.
Fonte: ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público
-
A) Correta. Definição perfeita de auditoria operacional segundo a ISSAI 100.
B) Incorreta. A assertiva define a auditoria de conformidade e não a auditoria financeira. (a alternativa até fala em “auditoria de conformidade” lá no meio! Hahaha)
C) Incorreta. Em nenhuma hipótese o auditor deve assumir responsabilidade pela gestão, muito menos substituir o gestor. O que o auditor faz é comparar uma situação com um critério e reportar as conclusões.
D) Incorreta. A assertiva define a auditoria financeira.
E) Incorreta. Este é o princípio da gestão de equipes de auditoria e habilidades. O princípio da materialidade é o que estabelece que o auditor considere a materialidade (capacidade de influenciar no julgamento dos usuários previstos) em todo o processo de auditoria.
Resposta: A
-
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro
Coutinho na área, para comentar esta questão sobre os tipos de auditoria segundo a ISSAI 100.
Bom, segundo a ISSAI 100, nós temos três tipos de auditoria: Auditoria Financeira, Operacional e de Conformidade.
Segue a definição de cada uma delas:
Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.
Auditoria operacional foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
Auditoria de conformidade foca em determinar se um particular objeto está
em conformidade com normas identificadas como critérios. A auditoria de
conformidade é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e
informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a
entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos,
resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os
princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e
a conduta dos agentes públicos.
Além de estabelecer os tipos de auditoria, a ISSAI 100 também define os princípios fundamentais aplicáveis a auditoria do setor público. Entre os princípios, está a Ética e Independência, segundo o qual o auditor precisa cumprir requisitos éticos e se manter independente em relação a gestão do objeto auditado; o princípio da materialidade, segundo o qual o auditor deve se preocupar apenas com o que é relevante; e o princípio da gestão da equipe de auditoria e habilidades, segundo o qual o auditor precisa considerar conhecimentos, habilidades e competência para realizar a auditoria.
Dito tudo isso, vamos aos itens!
A) Correta.
Definição perfeita de auditoria operacional segundo a ISSAI 100.
B) Incorreta.
A assertiva define a auditoria de conformidade e não a auditoria financeira. (a
alternativa até fala em “auditoria de conformidade" lá no meio! Hahaha).
C) Incorreta.
Em nenhuma hipótese o auditor deve assumir responsabilidade pela gestão, muito
menos substituir o gestor. O que o auditor faz é comparar uma situação com um
critério e reportar as conclusões.
D) Incorreta. A assertiva define a
auditoria financeira.
E) Incorreta.
Este é o princípio da gestão de equipes de auditoria e habilidades. O princípio
da materialidade é o que estabelece que o auditor considere a materialidade
(capacidade de influenciar no julgamento dos usuários previstos) em todo o
processo de auditoria.
Gabarito do Professor: Letra A.