ERRADO a) Viabilizar a participação de usuários e familiares, independente das correlações de força presentes no processo de elaboração, planejamento e execução nas unidades de saúde e na política local, regional, municipal, estadual e nacional de saúde.
ERRADO b) Garantir a comunicação direta entre o usuário e a instituição, pois as críticas e sugestões devem ser apresentadas individualmente, para garantir a agilidade do atendimento. Devem-se evitar considerações mais gerais como as dificuldades e impasses da não efetividade do SUS vividos pela população em geral.
ERRADO c) Efetivar a articulação com movimentos sociais para fortalecer os fóruns e/ou conselhos, para estabelecer relações com determinadas demandas institucionais e para discutir a política de saúde, dado o caráter consultivo e não deliberativo das instâncias de controle social.
3. 2. 2 MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Este eixo envolve um conjunto de ações voltadas para a mobilização e participação social de usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais em espaços democráticos de controle social (conselhos, conferências, fóruns de saúde e de outras políticas públicas) e nas lutas em defesa da garantia do direito à saúde. As atividades realizadas têm por objetivo contribuir na organização da população e dos usuários enquanto sujeitos políticos, que possam inscrever suas reivindicações na agenda pública da saúde. (p.56)
FONTE: Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na Política de Saúde.