SóProvas


ID
2766298
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um modelo de regime de câmbio flutuante com livre mobilidade de capitais, qual das características abaixo pode ser considerada como fator que tende a provocar uma desvalorização da moeda nacional?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Todas as outras alternativas irão aumentar a taxa de juros interna que por sua vez proporciona valorização da moeda nacional graças a entrada de divisas. Por sua vez, a letra B indica alta de juros externa que caso estimular a saída de capitais do país, já que o mercado financeiro sendo racional procura a maior remuneração.

  • Inicialmente, perceba que as alternativas C e E falam a mesma coisa: política monetária contracionista. Como não podemos ter duas alternativas corretas, podemos nos concentrar nas outras.

    A política fiscal expansionista, no regime de câmbio flutuante com livre mobilidade de capitais, é ineficaz, pois a elevação dos gastos públicos será compensada pela queda nas exportações decorrente da valorização da moeda nacional. Portanto, a alternativa A também está errada.

    Por fim, em B e D, temos efeitos opostos. Se aumenta a taxa de juros interna, há atração de moeda estrangeira e valorização da moeda doméstica. Se a taxa de juros externa que aumenta, o país perde moeda estrangeira, provocando desvalorização da moeda nacional, o que torna B nosso gabarito.