SóProvas


ID
2768869
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em um regime cambial de taxa de câmbio flutuante, no qual o preço da moeda nacional em termos de moeda estrangeira oscila livremente, o aumento das exportações acarreta, como consequência imediata, a (o)

Alternativas
Comentários
  • Quando a entrada de moeda estrangeira (aumento das exportações) é maior do que a saída, o balanço de pagamentos torna-se superavitário. Como a oferta de moeda é superior à demanda, então os preços das moedas estrangeiras tendem a cair.

    Portanto, a moeda nacional torna-se muito valorizada (Resposta letra A), incentivando um movimento que vai reverter a situação de superávit, pois as importações de bens e serviços deverão aumentar e as exportações deverão diminuir.

    Dessa forma, a flutuação da taxa de câmbio permitirá que o saldo do balanço de pagamentos tenda para o equilíbrio.

  • Se há exportadores brasileiros levando bens ao exterior e recebendo em moeda estrangeira, entrará moeda estrangeira no país e a moeda nacional irá valorizar. Portanto, o aumento das exportações leva à apreciação da moeda nacional.

    Resposta: A

  • qual o erro da "c"?
  • Também não entendo o porquê da C estar incorreta, único motivo que penso seria que num cenário hipotético, uma divisa fruto de exportação, não fosse diretamente para o BACEN, então o aumento das divisas se ocorreria num segundo momento, o ponto é que mesmo se fosse assim, não ocorreria a apreciação da moeda nacional.