SóProvas


ID
2769322
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Leia a situação hipotética a seguir.

“João é professor de educação física atuante no Ensino Médio de uma escola pública, no interior do Estado do Pará. Em seu cotidiano escolar, dá atenção especial ao trabalho sob as formas de aprendizagens não planejadas. Os alunos desenvolvem saberes que não constam nos planejamentos curriculares formais. Para o docente, a escola produz tipos particulares de conhecimentos em concordância com as relações sociais de produção capitalista, entre os quais a obediência e o trabalho alienado configuram as aprendizagens regulares produzidas pela escola. Dessa forma, o professor defende, sobretudo, a ideia de reforçar nos alunos alguns valores/atitudes como a criatividade, o respeito, a necessidade do esforço pessoal que são temas que não se apresentam formalmente nos documentos curriculares, como forma de superação e emancipação social.”

Mediante a leitura, e segundo os estudos de Perrenoud (1996), o professor João tem uma postura didática voltada para qual tipo de currículo aplicado aos conhecimentos da área da educação física?

Alternativas
Comentários
  • Formação Continua e Obrigatoriedade de Competências na Profissão de Professor - Philippe Perrenoud (1996)

    (...)

    Uma improvável auto-regulação

    No melhor dos mundos, a competência profissional seria a garantia de si mesma, e não haveria necessidade alguma de se introduzir uma avaliação das competências. Infelizmente, não vivemos no melhor dos mundos. Provavelmente, para uma parte dos profissionais, um sistema externo de avaliação de competências poderia parecer supérfluo, na medida em que esses profissionais detêm em si mesmos uma grande capacidade de auto-avaliação, de auto-regulação e autoformação. Não se trata, contudo, de regra geral. Não vamos afirmar rapidamente demais que um professor " digno desse nome " se avalie, se forme e, portanto, não tenha necessidade alguma de que se implante um sistema de avaliação externo. Um pouco de realismo psicossociológico não faria mal : desde a infância, todos nós aprendemos que devemos parecer mais competentes do que somos, para sermos amados, felicitados e recompensados, ou simplesmente para termos paz e uma certa liberdade. A escola reforça esse currículo oculto, e o mundo profissional também não nos ensina outra coisa. 

    (...)

     

    https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1998/1998_48.html

     

    LETRA B

  • CURRÍCULO OCULTO 

     

    O currículo oculto representa uma dimensão implícita no processo educacional não mensurável e informal, que fazem parte do cotidiano escolar transmitindo experiências que reforçam o aprendizado sociocultural, na inter-relação professor aluno e o saber.