SóProvas


ID
2769889
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A inclusão é uma técnica histológica que se baseia em colocar, com o auxílio de uma pinça previamente aquecida, os tecidos que foram previamente infiltrados em parafina no interior de um molde que já contém parafina líquida com a superfície a ser seccionada (a ser cortada ao micrótomo) para baixo. Analise as afirmativas sobre o procedimento de inclusão, de acordo com CAPUTO et al. (2010):

I. Os fragmentos devem ser colocados na parafina após terem esfriado, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles.
II. Para que o técnico realize uma boa inclusão, é necessário que o fragmento esteja completamente desidratado, clarificado e corretamente impregnado.
III. Quando são observadas áreas opacas ou esbranquiçadas no material, o técnico deve remover a parafina de infiltração com vários banhos de álcool. Posteriormente, o técnico deve desidratar e clarificar novamente o material e, após, infiltrar e incluir o material novamente em parafina.
IV. As centrais de inclusão possuem normalmente uma placa refrigeradora para efetuar a inclusão.

Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito, pois já vi métodos em que existem sim uma placa refrigeradora para efetuar a inclusão. Após incluir o material no molde e parafina vc leva a placa refrigeradora para a parafina endurecer. Então, na minha opinião o item IV está correto. Me corrijam se eu estiver enganado.

  • "As centrais de inclusão possuem normalmente duas placas, uma aquecedora para efetuar a inclusão, e outra refrigerada para resfriar os moldes com as amostras incluídas."

    http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/capitulo_3_vol2.pdf

  • Resposta I, III e IV.

    Corrigindo as afirmativas:

    I - Os fragmentos devem ser colocados na parafina enquanto aquecidos, evitando-se a formação de bolhas de ar em torno deles.

    III - Quando se observa áreas opacas ou esbranquiçadas no material), deve-se remover a parafina de infiltração com vários banhos do agente clarificador (xilol); após a completa remoção da parafina, proceder à remoção do xilol, passando o fragmento por várias trocas do agente desidratante (álcool), ou mesmo água, caso o tecido não tenha sido desidratado corretamente; em seguida, desidratar e clarificar novamente; infiltrar e incluir o material novamente em parafina.

    IV - As centrais de inclusão possuem normalmente duas placas, uma aquecedora para efetuar a inclusão, e outra refrigerada para resfriar os moldes com as amostras incluídas.

    Fonte: Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde.Técnicas histológicas. v. 2, cap. 3. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.