SóProvas


ID
2769892
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

A utilização de corantes é fundamental para visualizar os tecidos ao microscópio de luz. Após a microtomia, as células e o material extracelular são habitualmente transparentes e os corantes melhoram a visualização das estruturas teciduais. Em relação à coloração dos tecidos, classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), conforme CAPUTO et al. (2010):

( ) Os corantes são compostos orgânicos, aromáticos e ionizáveis, fundamentalmente baseados na estrutura do benzeno. Os corantes são incolores e necessitam da adição de novos grupos químicos à sua estrutura, chamados cromóforos.
( ) Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais; como exemplo pode-se citar o vermelho tripan, azul de metileno e o vermelho neutro.
( ) Os corantes usados para corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos são chamados corantes vitais. Eles não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Como exemplo, pode-se citar a hematoxilina, eosina e fucsina.
( ) As estruturas coradas pelos corantes ácidos são chamadas acidófilas, como o citoplasma e a matriz extracelular. Um exemplo de corante ácido é a hematoxilina.
( ) As estruturas coradas pelos corantes básicos são chamadas basófilas, como o núcleo. Um exemplo de corante básico é a eosina.

Assinale a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os corantes são compostos orgânicos, aromáticos e ionizáveis, fundamentalmente baseados na estrutura do benzeno. Os corantes são incolores e necessitam da adição de novos grupos químicos à sua estrutura, chamados cromóforos.

    ( F ) Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais; como exemplo pode-se citar o vermelho tripan, azul de metileno e o vermelho neutro.

    Os corantes aplicados para corar tecidos que foram previamente fixados são chamados corantes não vitais, como a hematoxilina, eosina, fucsina, entre outros.

    Podemos também corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos; nesse caso, é necessária a utilização de corantes chamados vitais, que não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Dentre eles, temos: o azul de tripan, verde janus B, vermelho tripan, azul de metileno, vermelho neutro, entre outros.

    (F) Os corantes usados para corar células em cultura ou células de organismos ainda vivos são chamados corantes vitais. Eles não causam danos às células e também não interferem no metabolismo celular. Como exemplo, pode-se citar a hematoxilina, eosina e fucsina.

    (F) As estruturas coradas pelos corantes ácidos são chamadas acidófilas, como o citoplasma.

    A matriz extracelular é uma estrutura basófila e a hematoxilina é um corante básico.

    (F) As estruturas coradas pelos corantes básicos são chamadas basófilas, como o núcleo.

    Eosina é corante ácido

    Letra B