SóProvas


ID
2771557
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento.

O fato é que nem o Sudoeste é uma ilha de desenvolvimento, eldorado do Estado, muito menos o Nordeste deve ser considerado o corredor da miséria. Considerá-lo como corredor da miséria é aceitar o discurso e não desconfiar das promessas da modernidade. Basta observar que a modernidade produzida no Sudoeste não foi capaz, até o momento, de minimizar o flagelo de parte significativa da população que vive em favelas ou nas periferias de Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Helena, entre tantos outros municípios.

ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Goiás: novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. 2002. Observatório Geográfico de Goiás, p. 18. Disponível em: <https://portais.ufg.br/up/215/o/arrais_tadeu_alencar_goi_s_novas_regi_es.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2018. p. 22.

Ao analisar duas regiões do estado de Goiás, o autor do fragmento apresenta um argumento baseado no seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • d) no Sudoeste, a expansão agrícola ocasionou a proletarização de parte significativa da população e manteve a produção da miséria.

  •  a) no Sudoeste, a manutenção da agricultura de subsistência impediu o desenvolvimento tecnológico e a formação de mão de obra especializada.

    Incorreto! É a oposição da alternativa D (Correta!)

     b) no Nordeste, a pecuária intensiva provocou o empobrecimento dos trabalhadores rurais e resultou na decadência econômica da região.

    Essa região é pobre e a pecuária extensiva é dominante.

     c) no Nordeste, a extração mineral ocasionou a retração da produção de alimentos e criou obstáculos para a criação de gado de corte.

    Poucas são as regiões que onde encontram-se extração minerão, concentrando-se mais na região do Noroeste do Estado. Contudo, no Nordeste, observa-se mais a concentração de criação extensiva de gado, porém, de forma rudimentar.

     d) no Sudoeste, a expansão agrícola ocasionou a proletarização de parte significativa da população e manteve a produção da miséria.

    Alternativa correta!

  • Proletarização ? Essa é mais uma das opiniões marxistas da UFG.

  • Achei um pouco confusa!!

  • COMENTARIO OPINATIVO:


    A banca se equivocou ao colocar a letra D como gabarito uma vez que o comando da questao pede para se basear no argumento utilizado no fragmento. Em momento algum no fragmento o autor disse que a expansao agricola OCASIONOU a proletarização, pelo contrario, ela simplesmente nao conseguiu melhorar a situação economica/social do sudoeste "Basta observar que a modernidade produzida no Sudoeste não foi capaz, até o momento, de minimizar ". A outra parte da alternativa ,"...manteve a produção na miséria", de acordo com o fragmento, está correta.

  • Explicando a letra E:

    Proletarização:processo social pelo qual pessoas auto -empregadas ou empregadoras (inclusive desempregadas que não precisavam trabalhar) passam a ser mão de obra assalariada por parte de um empregador. No caso, os pequenos proprietários rurais, devido a especulação de terras e pressão de grileiros/ posseiros, acabaram vendendo suas terras e tornando-se uma mão de obra disponível para o campo. Como esse mecanizou-se (agricultura intensiva, commodities para exportação), essa mão de obra, ociosa, ficou alijada à condição de miséria.

  • Questão Horrível !!!

  • Sudoeste Goiano me parece não haver miséria. É a região goiana com o maior IDH (acima de 0,6).

  • Citar Marx tá censurado agora, colega?!

  • essa galera ama enquadrar as coisas em ideologias. é só se ater ao sentido "dicionaresco" da palavra, e só alegria.

  • LETRA D.

    a) Errado. No sudoeste goiano, não houve a manutenção da agricultura de subsistência. Na verdade, houve uma modernização da agricultura.

    b) Errado. No nordeste de Goiás, a pecuária não é intensiva, e sim extensiva.

    c) Errado. Não foi a extração mineral que criou obstáculos para a criação do gado de corte.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • a) No Sudoeste, há a presença do agronegócio, do desenvolvimento tecnológico e a presença de mão de obra especializada. ITEM INCORRETO.

    b) No Nordeste, há a pecuária extensiva, que é aquela que dispensa maquinário sofisticado e tecnologia de ponta. Ou seja, onde há uma pecuária mais rudimentar. ITEM INCORRETO.

    c) A criação de gado, ainda que de forma extensiva, acontece no Nordeste do estado. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • A questão é sobre interpretação de texto dentro da sociologia de Goiás, não existe essa baboseira que estão tentando falar nos comentários que tem alguma coisa a ver com ideologia. Você não precisa concordar com a citação, só precisa saber entender o que ela está dizendo.