Se o drive e o controlador de disco que são requeridos estiverem disponíveis, a solicitação poderá ser atendida imediatamente. Se o drive ou o controlador estiver ocupado, qualquer nova solicitação de serviço será inserida na fila de solicitações pendentes para esse drive. Como o SO faz a seleção de uma solicitação que esteja aguardando a liberação? Através de (5) ALGORITMOS DE SCHEDULING:
- FCFS (First-come First-Server)
- SSTF (Shortest-seek-time-first) – seleciona a requisição que necessita o menor movimento do braço do disco à partir da posição corrente.
- SCAN ou algoritmo do elevador - o braço do disco parte de uma extremidade do disco e se movimenta em direção à outra extremidade, atendendo às solicitações conforme alcança cada cilindro, até chegar à extremidade oposta do disco.
- C-SCAN - é uma variante do algoritmo SCAN projetada para fornecer um tempo de espera mais uniforme. Como o SCAN, o scheduling CSCAN move o cabeçote de uma extremidade à outra do disco, atendendo às solicitações ao longo do caminho. No entanto, quando o cabeçote alcança a outra extremidade, ele retorna imediatamente ao começo do disco sem atender a nenhuma solicitação na viagem de volta
- LOOK - tanto o scheduling SCAN quanto o scheduling CSCAN movimentam o braço do disco através da largura total do disco. Mas, na prática, nenhum dos dois algoritmos costuma ser implementado dessa maneira. Com mais frequência, o braço vai apenas até o local da última solicitação, em cada direção. Em seguida, ele inverte a direção imediatamente, sem percorrer todo o caminho até o fim do disco. Versões dos schedulings SCAN e CSCAN orientadas por esse padrão chamam-se scheduling LOOK e CLOOK porque eles procuram por (look for) uma solicitação antes de continuar a se mover em determinada direção.
GABARITO B
C e D são lhufas
Vc vai ficar entra A e B
GABARITO B
A = LOOK = Procuram por uma solicitação antes de continuar a se mover em determinada direção. o braço vai apenas até o local da última solicitação, em cada direção. Em seguida, ele inverte a direção imediatamente, sem percorrer todo o caminho até o fim do disco.
B = SCAN/ALGORITMO DO ELEVADOR = O Braço do disco parte de uma extremidade do disco e se movimenta em direção à outra extremidade, atendendo às solicitações conforme alcança cada cilindro, até chegar à extremidade oposta do disco. Na outra extremidade, a direção do movimento do cabeçote é invertida e o atendimento continua. O cabeçote faz varreduras contínuas para trás e para a frente através do disco.
- Atende primeiro a todas as solicitações ao subir e voltando, então, para atender a solicitações na outra direção.
CTRL C e CTRL V do meu resumo baseado no tanenbaum e silberschatz