SóProvas


ID
2771644
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando a definição CORRETA de ATA, temos

Alternativas
Comentários
  • Ata é um registro escrito sobre todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou outro tipo de assembleia.

    A ata se configura como uma modalidade textual da linguagem escrita, utilizada principalmente no contexto profissional para manter o registro de decisões e argumentos que foram previamente apresentados durante as reuniões.

     

    Por ter uma utilização formal, as atas apresentam um conjunto de normas de produção, que constituem a chamada “redação técnica”.

    Algumas das regras básicas para a produção de uma ata de reunião, por exemplo, são:

     

    ausência de abreviaturas;

    sem parágrafos ou alíneas;

    todos os números devem ser escritos por extenso;

    não usar corretivos;

    sem rasuras ou emendas no texto;

    verbos no pretérito perfeito do indicativo.

    Caso o redator da ata cometa algum erro durante a produção da mesma, este deverá utilizar uma partícula retificativa no texto, como por exemplo: “Aos vinte dias do mês de junho, digo, de agosto, de dois mil e dezesseis…”.

    No entanto, caso o erro só seja percebido depois de lavrada a ata, a correção deve ser feita em forma de errata. Por exemplo: “Onde se lê junho, leia-se agosto”.

    A partir do seu sentido figurado, uma ata ainda pode representar um relato, crônica ou resenha feito em formato de narrativa e com base em acontecimentos verídicos e factuais.

    Alguns dos principais sinônimos de ata são: resumo, súmula, registro e relatório. 

  • A- Resumo escrito, que constitui registro de fatos, ocorrências, resoluções, decisões e deliberações de uma assembleia, sessão ou reunião. (Correta)

    B- meio usual de comunicação por escrito dos órgãos do serviço público. (OFÍCIO)

    C- exposição circunstanciada de atividade administrativa, ou relato mais ou menos minudente que se faz por escrito, por ordem de autoridade superior ou no desempenho das funções do cargo que exerce. (NÃO IDENTIFIQUEI)

    D- documento específico de solicitação no qual o indivíduo expõe a matéria objeto do pedido. Compõe-se de vocativo, preâmbulo, estado civil, nacionalidade, idade, residência e profissão do peticionário, contexto e fecho. (NÃO IDENTIFIQUEI)

    E- comunicação reproduzida em vias, cópias ou exemplares de igual teor, expedidas a diferentes pessoas, órgãos ou entidades. (CIRCULAR)

  • D- documento específico de solicitação no qual o indivíduo expõe a matéria objeto do pedido. Compõe-se de vocativo, preâmbulo, estado civil, nacionalidade, idade, residência e profissão do peticionário, contexto e fecho.

    Acho que aqui é um requerimento.

  • Resumindo:

    >>> Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.

    >>> Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu. Ou seja, depois aprovada por todos, não pode modificar a ata.

    >>> Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.

    >>> Na ata deve constar o dia, o mês e o ano, local da reunião, pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.

    >>> A ata será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

  • Gabarito: A

     Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.

    A ata é redigidas sem deixar espaços, sem fazer parágrafo para impossibilitar acréscimos. É redigida por um secretário efetivo do órgão ou, NA FALTA DESSE, por um secretário “ad hoc”, isto é, eventual, designado na ocasião ou somente para ela. Na ata, não se admitem rasuras, admitindo-se a RESSALVA de erros constatados durante a redação.