SóProvas


ID
2772061
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes descrições de relações entre seres vivos:

I. A rêmora acompanha o tubarão de perto e fica presa a ele por uma ventosa. Ela aproveita os restos de alimentos do tubarão e também sua locomoção, mas não prejudica e nem beneficia seu hospedeiro.
II. A alimentação predominante do cupim é a madeira, que lhe fornece grande quantidade de celulose. Entretanto, ele não possui a capacidade de digeri-la. Quem se responsabiliza pela digestão da mesma é um protozoário que vive em seu intestino, de onde não precisa sair para procurar alimento.
III. As ervas de passarinho instalam-se sobre outras plantas, retirando delas água e sais minerais que utilizarão na fotossíntese.
IV. Em Agaricia sp., um coral frondoso, e Moussa sp., um coral maciço, ocorre o seguinte:

Agaricia cresce mais rapidamente e sombreia Moussa que estende filamentos mesentéricos e digere porções da colônia de Agaricia. Então, Agaricia desenvolve pólipos trinta vezes maiores que os normais, com nematocistos mais potentes e toma conta do espaço.

As interações explicitadas nas afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • b- comensalismo, mutualismo, parasitismo e competição por interferência.

  • b) comensalismo, mutualismo, parasitismo e competição por interferência.

     

     

    Comensalismo - é uma relação ecológica entre espécies diferentes na qual uma delas se beneficia sem, contudo, prejudicar a outra. Essa relação ecológica está ligada, principalmente, à necessidade de obtenção de alimentos.

     

     

    Mutualista - é aquela em que organismos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam. Nessa relação, há dependência entre as espécies envolvidas, ou seja, elas não conseguem sobreviver se estiverem separadas uma da outra.

     

     

    Parasitismo - é a relação em que um indivíduo de uma espécie, o parasita, se instala no corpo do indivíduo de outra espécie, o hospedeiro. O parasita retira alimento do corpo do hospedeiro e, como consequência, causa danos que podem levar o hospedeiro à morte, mas, de modo geral, essa morte não é imediata nem conveniente ao parasita.

     

     

    Competição por interferência -  uma espécie ativamente impede que a outra tenha acesso à recursos vitais. É usualmente assimétrica. Uma espécie mais forte interfere na atividade da mais fraca.

  • GAB. B)

    comensalismo, mutualismo, parasitismo e competição por interferência.