Gabarito C
Bem, vemos isso em arquivologia, mas as classificações do QC não são mais como eram antigamente:
Gênero, espécie e tipo documental.
• Gênero ☞ de acordo com o seu suporte ☞ textual, iconográfico...
• Espécie☞ conforme disposição das informações ☞ Certificado, contrato, ata.
• Tipo☞ especificação da espécie ☞Contrato de aluguel, Certificado de conclusão de doutorado, Ata de reunião.
CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS
Conforme suas características e elementos essenciais, os documentos podem ser classificados de acordo com o gênero, a natureza do assunto, a forma, o formato, a espécie e a tipologia.
Classificação quanto ao Gênero
Gênero documental é a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.
Classificação quanto à natureza do assunto
Quanto à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados de duas formas distintas:
Ostensivo ou ordinário: documento sem qualquer restrição de acesso e cuja divulgação não é prejudicial à administração ou às partes.
Sigiloso: documento que pela natureza de seu conteúdo sofre restrição de acesso.
Ou seja, é aquele que fica temporariamente submetido à restrição de acesso público em razão de sua imprescritibilidade para a segurança da sociedade e do Estado. Esse tipo de documento requer medidas especiais de salvaguarda para sua custódia, divulgação e acesso.
Pela grande importância dessa matéria para a sociedade em geral, o sigilo e o acesso à informação são tratados em legislação específica (Lei 12.527/2012 – Lei de Acesso à Informação), que estabelece que uma informação pública somente deva ser classificada como sigilosa quando, de forma inequívoca, for considerada imprescindível à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência).
Classificação quanto à forma ou tradição documental:
Forma representa o estágio de preparação e transmissão dos documentos, podendo ser dividida em minuta, original e cópia.
Classificação quanto à espécie e tipologia documental
Espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. É a espécie que identifica o modelo que servirá como base jurídica ou consensualmente válida para que o conteúdo do documento arquivístico, correto em sua estrutura semântica, se torne legítimo/fidedigno/credível
Tipo documental é a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou. Ou seja, o tipo documental é formado quando agregamos à espécie documental as atividades, funções e competências da entidade produtora/acumuladora de documentos.
Fonte: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/tpicos-de-arquivologia