Principais protocolos utilizados:
HTTP: Utilizado para realizar a transferência das páginas Web para nossos programas navegadores (browsers).
HTTPS (HTTP + SSL OU TLS): Uma variação do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurança. Permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente.
DNS: O DNS é utilizado para traduzir endereços de domínios da Internet em endereços IP e vice-versa.
SSH: É um protocolo para login remoto de forma segura. Os dados transmitidos durante uma conexão SSH são criptografados, ou seja, codificados.
SMTP: É um protocolo de envio de e-mail apenas.
POP3: É usado para o recebimento de mensagens de e-mail.
IMAP: Permite também o recebimento de mensagens de e-mail. No entanto, é utilizado em substituição ao POP para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (como Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). Através do uso do protocolo IMAP, é possível realizar um acesso on-line aos dados na caixa postal localizada no servidor sem que isso signifique trazer as mensagens para a máquina do usuário. O protocolo IMAP usa a porta 143.
TELNET: Permite obter um acesso remoto a um computador. Tudo o que for digitado no micro cliente será recebido e processado pelo servidor, que devolverá o resultado ao terminal do usuário.
FTP: Possibilita a transferência de arquivos entre dois computadores através da Internet.
TCP (SNMP): É um protocolo orientado a conexão. Permite que sejam enviadas mensagens de qualquer tamanho e cuida de quebrar as mensagens em pacotes que possam ser enviados pela rede. Ele também cuida de rearrumar os pacotes no destino e de retransmitir qualquer pacote que seja perdido pela rede, de modo que o destino receba a mensagem original, da maneira como foi enviada.
IP: Responsável pelo endereçamento dos dados que são transmitidos pelos computadores. Chamamos de endereço IP o número que é utilizado por este protocolo para o endereçamento.
DHCP - Protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede. É um serviço utilizado para atualizar as configurações de rede.
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
O protocolo da camada de aplicação (HTTPS) tem a mesma finalidade do HTTP. Ele é responsável pela transferência, formatação e apresentação de páginas web com conteúdo multimídia (textos, áudio, imagens, etc) entre um servidor e um cliente. No entanto, ele realiza transferências de forma segura e criptografada, oferecendo autenticação e integridade às páginas de um Servidor Web. Sendo assim, ele possui a função de transmitir os dados de forma segura, criptografada.
Gabarito: Letra D
A questão aborda conhecimentos acerca dos protocolos de internet e suas funções, mais especificamente quanto ao protocolo HTTPS.
O protocolo HTTPS é a junção do protocolo HTTP + SSL, que proporciona uma camada de segurança maior nas atividades do usuário, uma vez que as conexões realizadas são criptografadas. Dessa forma, uma página que utiliza o protocolo HTTPS possui uma origem e conexão seguras. Vale destacar que o navegador indica esses sites com conexão segura com um ícone de cadeado verde fechado .
Gabarito – Alternativa D.