SóProvas


ID
2774398
Banca
FUNDATEC
Órgão
UDESC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A execução de prédios em alvenaria estrutural representa um avanço no que diz respeito às perdas, pois o sistema permite que o planejado seja efetivamente executado. Ainda existem patologias associadas ao sistema, seja em blocos cerâmicos ou em blocos de concreto. Analise as assertivas abaixo sobre o assunto:

I. O principal fator de resistência à compressão da parede é o bloco, sendo que a resistência da argamassa de assentamento é menos significativa.
II. Mesmo nas edificações consideradas não armadas, é exigida a colocação de armaduras construtivas e de amarração.
III. O ideal da junta de assentamento é que ela tenha 10 mm, pois juntas com 15 mm podem reduzir muito a resistência do conjunto.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA(E)

    porem, fiquei meio duvidoso no item " I " onde diz que a argamassa é menos significativa, por ser um unificador de blocos, se a qualidade do material não for de uma boa resistência esse assentamento e junta de união dos blocos podem ter a ocorrência de fissuras. Porem o item fala que o principal fator da parede ter resistência a compressão é devido ao bloco estrutural.

  • tb fiquei em dúvida no item 1, pois trabalhei com estrutura de alvenaria estrutural e tinha que fazer ensaios na argamassa para saber se a mesma alcançava sua resistência mínima, pedida pelo projetista. O bloco é o principal , mas não podemos desconsiderar a argamassa.

  • Na alvenaria estrutural a argamassa tem função de ligação entre os blocos, uniformizando os apoios entre eles. Tradicionalmente a argamassa para assentamento é composta de cimento, cal e areia.

    Argamassas mais fortes (só de cimento e areia) não são recomendadas, pois são muito rígidas e têm baixa capacidade de absorver deformações. Em contrapartida, argamassas muito fracas (só de cal e areia, por exemplo) têm resistência à compressão e aderência muito baixas, prejudicando a resistência da parede.

    A resistência à compressão da argamassa deve ser próxima a 70% da resistência do bloco utilizado.

    Fonte: <http://www.selectablocos.com.br/alvenaria_estrutural_detalhes_construtivos_23.html>

  • De acorco com a nova norma de alvenaria estrutural NBR 16868-1: A resistencia à compressão da argamassa deve ser limitada a 1,5 vez a resistencia do bloco.