SóProvas


ID
2774506
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre Malwares,

I. Técnicas de login usando a digital ou a íris do usuário evitam a ação de keyloggers.
II. Spywares são softwares que monitoram os hábitos de acesso e navegação dos usuários.
III. Uma das formas de disseminação de Backdoors é através de cavalos de Troia.
IV. Worms são vírus que têm como objetivo se propagar automaticamente usando as redes de computadores.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

     

     

    l- Correto, pois atráves da digital ou da íris evita capturar senhas nas teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais e armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor.

     

    ll. Correto.

     

    lll-  Correto. Cavalo de troia é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Há diferentes tipos de trojans, classificados de acordo com as ações maliciosas que costumam executar ao infectar um computador. Alguns destes tipos são os Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

     

    lV- Errado. Worms são vermes e não vírus.

     

    CartilhaDaSegurança

     

  • Worm é um malware não um vírus

  • I. Técnicas de login usando a digital ou a íris do usuário evitam a ação de keyloggers.

    Essa afirmação não é verdadeira. Evitam a ação do keylogger NO LOGIN somente! Isso não impede que o keylogger continue agindo no sistema, capturando as informações do usuário, uma vez que seu objetivo não é somente capturar as credenciais!

  • O Gabarito deve ser ratificado para a Letra (B). Pois Spywares são programas/softwares ESPIÕES para monitora TECLADO, MOUSE ou TELA - e NÃO - monitora os hábitos de acesso e navegação dos usuários.

    Quem monitora os hábitos de acesso e navegação, são os COOKIES que são arquivos .TXT

  • SPYWARE

    Software espião, capaz de violar a privacidade das informações de usuários, coletando dados da máquina ou da rede e disponibilizando-as a terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.

    Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.

    Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).

    GABARITO: ALTERNATIVA D