-
GABARITO E.
Criptografia- a criptografia Simétrica garante a confidencialidade e a integridade, enquanto que a criptografia Assimétrica garante a confidencialidade, integridade, autenticidade e a irretratabilidade ou não repúdio.
--> nas duas chaves a criptografia garante a confidenciabilidade.
simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações.
assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono
Algoritmos de Hash- Os códigos de autenticação de mensagens de hash (HMAC) assinam pacotes para assegurar que as informações recebidas sejam exatamente as mesmas informações enviadas. Os HMACs asseguram a integridade através de um hash com chave, o resultado de um cálculo matemático em uma mensagem utilizando uma função de hash (algoritmo) combinada com uma chave secreta compartilhada.O hash é uma soma de verificação criptográfica ou um código de integridade de mensagem (MIC) que cada parte deve calcular para verificar a mensagem.
Por exemplo, o computador que está enviando os dados utiliza a função de hash e uma chave compartilhada para calcular a soma de verificação da mensagem, incluindo-a com o pacote. O computador que está recebendo os dados deve executar a mesma função de hash na mensagem recebida e na chave compartilhada e compará-la com a original (incluída no pacote do remetente). Se a mensagem tiver sido alterada quando estava em trânsito, os valores de hash serão diferentes e o pacote será rejeitado.
assinatura digital- permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada. A assinatura digital garante todos os princípios da segurança da informação, com exceção da confidencialidade.
https://www.doraci.com.br/downloads/fotografo/Funcoes-de-hash.pdf
cartilhadasegurança
-
Segurança da Informação - DICAN
Disponibilidade - garantir que a informação esteja sempre disponível (backup)
Integridade - algoritmos de hash (não alteração de uma informação)
Confidencialidade - criptografia (acessos e senhas)
Autenticidade - assinatura digital (comprovação de identidade)
Não repúdio - garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação
-
AULA> Léo Matos
https://www.youtube.com/watch?v=o-TPSs65fYU
ASSINATURA: https://www.youtube.com/watch?v=kF3Sg3koKJs
A Segurança da Informação tem como princípios/ objetivos: DICA N
Disponibilidade: Garantir que os dados e serviços estarão disponíveis e para quem deve estar
Integridade: Garantir que o estado do dado só será alterado com permissão
Confidencialidade: Garantir que só terá acesso útil aos dados quem deve ter
Autenticidade: Garantir que quem realiza a operação é quem diz ser
Não Repúdio: Garantir que a autoria da operação não poderá ser negada
Princípios básicos da segurança da informação: D I C A N
VIDE Q762893 Q659525
-
Criptografia - confidencialidade
Hash - integridade
Autenticidade - Assinatura digital
-
GABARITO E
Características da segurança da informação:
DISPONIBILIDADE : ( BACKUP )
Garante que a informação estará disponível para acesso sempre que for necessário.
INTEGRIDADE:
Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente.
CONFIDENCIALIDADE: ( CRIPTOGRAFIA )
Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.
AUTENTICIDADE: ( ASSINATURA DIGITAL )
Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade).
Bons estudos
-
Eu gosto de você, da sua amiga, do seu amigo também, mas da CIDA NÃO
Confidencialidade
Integridade
Disponibilidade
Autenticidade
Não repúdio
-
LETRA A E B NADA A VER.
A LETRA C ESTÁ FORA NO PORQUE A ASSINATURA DIGITAL NÃO GARANTE CONFIDENCIABILIDADE, POIS ELA UTILIZA A CHAVE PRIVADA DO REMETENTE PARA ASSINAR E FORNECE A CHAVE PÚBLICA PARA QUE O DESTINATÁRIO POSSA CONFIRMAR QUE "A ASSINATURA DO REMETENTE". ORA A CHAVE PÚBLICA FICA DISPONÍVEL, LOGO NÃO TEM COMO MANTER A CONFIDENCIABILIDADE ( QUALQUER UM PODERÁ COM A CHAVE PÚBLICA ACESSAR A MENSAGEM).
HASH SEMPRE SERÁ INTEGRIDADE.
ACHO QUE É ISSO.
-
Confidencialidade = criptografia
Integridade = Algoritmo Hash
autenticidade = certificação
Irretratabilidade = assinatura digital
obviamente que não é caso de anulação, mas lembre-se que um documento eletronico criptografado e não assinado não significa que não é autêntico, pois mesmo não assinado possui certificado da AC