SóProvas


ID
2774701
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente adulto, sexo masculino, politraumatizado, internado na UTI apresenta desequilíbrio hidroeletrolítico. Sobre esse desequilíbrio, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

I. Para que ocorra o edema, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial. Quando essa desregulação é localizada, envolve apenas os fatores que influenciam o fluxo de fluido ao longo do leito capilar.
II. Na presença da hiponatremia (aproximadamente 20% dos casos graves admitidos em UTI), estão associados outros sintomas, como confusão mental, letargia, hipotermia, tremores, respiração Cheyne-Stokes, além de convulsões e vômitos.
III. Na hipocalemia, em que a concentração de cálcio plasmático é menor que 8,5mg/dl, o paciente inicialmente apresenta manifestações clínicas neurológicas.
IV. As principais manifestações clínicas de hipermagnesemia são, principalmente, neurológicas e cardíacas, como perda de reflexos tendinosos profundos, paralisia respiratória, narcose e hipocalcemia.

Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • a hipocalemia é referente a concentração de potássio e não calcio

  • Hipocalcemia é uma deficiência nutricional caracterizada por um nível de cálcio total no sangue menor que 2.1 mmol/L ou 8.5 mg/dL.

    Uma concentração extremamente baixa pode levar a formigamento (geralmente nos lábios, língua, dedos e pés), dores musculares, espasmos musculares da garganta (levando a dificuldades na respiração), rigidez e espasmos musculares (tetania), convulsões e ritmos cardíacos anormais.

    Hipocalemia é o nome que se dá à quantidade baixa de potássio presente na corrente sanguínea. O potássio é um eletrólito fundamental para o funcionamento adequado das células nervosas e dos músculos, especialmente as células do músculo cardíaco.

    Normalmente, o nível de potássio no sangue é de 3,6 a 5,2 mmol/L. Abaixo de 3,5 mmol/L o diagnóstico é positivo para Hipocalemia. No entanto, quando o nível de potássio está muito baixo, inferior a 2,5 mmol/L, a pessoa requer atendimento médico urgente, pois sua vida pode estar em risco.