SóProvas


ID
277504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que versam sobre pontos de acesso e
elementos da descrição bibliográfica, segundo o Código de
Catalogação Anglo-Americano (AACR2).

Quando a forma do nome pessoal varia em diferentes manifestações, a escolha do ponto de acesso deve levar em conta aquele que consta na fonte principal de informação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a AACR2, se o autor é conhecido por mais de um nome, ou se um mesmo nome variar em extensão, língua, alfabeto ou grafia, a escolha será pelo nome mais conhecido.
  • Escolha entre formas diferentes de um mesmo nome

    R. 22.3A1 Se as formas de um nome variarem em extensão, escolha a forma encontrada com mais frequência. Se necessário faça remissivas das outras formas.

    R. 22.3B1 Se o nome da pessoa que usou mais de uma língua aparecer em suas formas com diferentes formas linguísticas, escolha a forma que corresponder à língua usada na maioria de suas obras

    R. 22.3B2 Se um nome aparecer em fontes de referência e/ou nas obras da pessoa em forma grega ou latina, assim como na forma vernácula da pessoa, escolha a forma encontrada com mais frequência em fontes de referência.

    R. 22.3B3 Escolha a forma portuguesa do nome para uma pessoa que tenha entrada pelo prenome ou para um romano dos tempos clássicos, cujo nome se tornou bem estabelecido numa forma português em fontes de referência em português.

    R. 22.3B4 Em todos os casos de nomes encontrados em diferentes formas linguísticas e não incluídos em 22.3B1 – 22.3B3, escolha a forma mais frequentemente encontrada em fontes de referência do país de residência ou atuação da pessoa.

    R. 22.3C1 Escolha a forma do nome que se tornou bem consagrada em fontes de referência de língua portuguesa, para uma pessoa que tenha entrada pelo prenome etc. e cujo nome esteja numa língua escrita em alfabeto não latino. Se forem encontradas formas variantes em português, escolha aquela que aparecer mais frequentemente. Se necessário, faça remissivas das outras formas.

    R. 22.3C2 Se o nome de uma pessoa com entrada pelo sobrenome for escrito em alfabeto não latino, latinize o nome de acordo com a tabela de latinização adotada para essa língua pela entidade catalogadora. Acrescente vogais aos nomes que não as contêm. Faça remissivas de outras formas latinizadas.

    R. 22.3D1 Se o nome de uma pessoa for encontrado com variantes ortográficas e se estas não resultarem de diferentes

     latinizações, escolha a forma estabelecida por uma reforma ortográfica oficial ou, se isto não for aplicável, escolha a grafia predominante. Em caso de dúvida, escolha a grafia encontrada no primeiro item catalogado. 

    Na hipótese de variação do nome a escolha do ponto de acesso deverá ser realizado conforme as normas supracitadas.

    Resposta: E