SóProvas


ID
2775394
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o texto a seguir.

“A liberdade da mídia não passa de uma extensão da liberdade coletiva de expressão, um dos fundamentos da democracia. Enquanto tal, não pode ser confiscada por um grupo de poderosos. Além do mais, ela implica uma "responsabilidade social" e, conseqüentemente, seu exercício deve permanecer, em última instância, sob o controle responsável da sociedade. Foi esta convicção que nos levou a propor a criação do Observatório Internacional da Mídia ‐ Media Watch Global. Pois a mídia é, atualmente, o único poder sem um contrapoder, criando‐se, dessa forma, um desequilíbrio prejudicial para a democracia”
(RAMONET, 2003)

Na perspectiva do autor, o Observatório Internacional da Mídia atuaria como

Alternativas
Comentários
  • FCC está polemizando ao buscar um autor controverso, pois a mídia é amplamente vista como o quarto poder.

  • Rafael na questão ele fala do Observatório Internacional da Mídia (quinto poder) que atuaria para fiscalizar a mídia (que é vista como quarto poder).

  • Basta, simplesmente, criar um “quinto poder”. Um “quinto poder” que nos permita opor uma força cidadã à nova coalizão dos senhores dominantes. Um “quinto poder” cuja função seria a de denunciar o superpoder dos grandes meios de comunicação, dos grandes grupos da mídia, cúmplices e difusores da globalização liberal. Meios de comunicação que, em determinadas circunstâncias, não só deixaram de defender os cidadãos, mas, às vezes, agem explicitamente contra o povo.

    "O quinto poder, por Ignacio Ramonet". É um autor excelente, usei bastante no meu TCC.