letra e
Crônica
Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico, de amenidades etc. Segundo Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, a crônica é um meio-termo entre o jornalismo e a literatura: “do primeiro, aproveita o interesse pela atualidade informativa, da segunda imita o projeto de ultrapassar os simples fatos”. O ponto comum entre a crônica e a notícia ou a reportagem é que o cronista, assim como o repórter, não prescinde do acontecimento. Mas, ao contrário deste, ele “paira” sobre os fatos, “fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal (onde entram juízos implícitos e explícitos) do autor”. Por outro lado, o editorial difere da crônica, pelo fato de que, nesta, o juízo de valor se confunde com os próprios fatos expostos, sem o dogmatismo do editorial, no qual a opinião do autor (representando a opinião da empresa jornalística) constitui o eixo do texto.
(Dicionário de comunicação, 1978.)
suíte - Do francês suite, isto é, série, sequência. Em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior.
O release é uma das ferramentas mais importantes da assessoria de imprensa, já que é um texto voltado para comunicação externa. Ou seja, funciona como um canal de diálogo com jornalistas e, consequentemente, com os leitores dos veículos noticiosos.
Além disso, é um texto voltado para disparo de informações relacionadas ao cliente assessorado. Podem ser conteúdos que abordam eventos ou ações elaboradas no planejamento de comunicação ou até mesmo materiais que envolvam novidades do nicho de mercado da empresa.
Editorial é um artigo publicado em jornais e revistas que possui conteúdo opinativo.