-
NBR 7190
6.1.2 Define-se o termo prático “densidade básica” da madeira como sendo a massa específica convencional obtida pelo
quociente da massa seca pelo volume saturado.
A massa seca é determinada mantendo-se os corpos de-prova em estufa a 103°C até que a massa do corpo de-prova permaneça constante. O volume saturado é determinado em corpos-de-prova submersos em água até atingirem peso constante.
-
NBR 7190
6.1.2 Densidade
Define-se o termo prático “densidade básica” da madeira como sendo a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado. A massa seca é determinada mantendo-se os corpos de-prova em estufa a 103°C até que a massa do corpo de-prova permaneça constante. O volume saturado é determinado em corpos-de-prova submersos em água até atingirem peso constante.
-
6.1.2 Densidade
Define-se o termo prático “densidade básica” da madeira como sendo a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado. A massa seca é determinada mantendo-se os corposde-prova em estufa a 103°C até que a massa do corpode-prova permaneça constante. O volume saturado é determinado em corpos-de-prova submersos em água até atingirem peso constante.
NBR 7190:1997
VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA! ☠️
-
Densidade básica = massa seca (determinada mantendo-se os corpos de prova em estufa a 103 Cº até atingirem massa constante) / volume saturado(determinado através da submersão em água até atingirem peso constante).
Densidade aparente = m12 ( massa a 12% de umidade) / V12 (volume a 12% de umidade)