SóProvas


ID
2775886
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Curiosamente, a modalidade inicial que o sentimento nativista assume nas crônicas do primeiro século de colonização (1532-1630) não consiste, como ocorrerá adiante, na afirmação da originalidade da nova terra, mas ao contrário no orgulho pela lusitanidade que já caracterizaria a vida cotidiana nos principais núcleos de povoamento.”

(MELLO, Evaldo Cabral. “Uma Nova Lusitânia. In: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000).


Em relação ao primeiro século de colonização, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • C) Em Igarassu, ainda na primeira metade do século XVI, os colonos portugueses enfrentaram a resistência dos nativos, que cercaram essa vila por muitos dias, tendo que contar com o apoio dos que habitavam em Itamaracá para romper o cerco indígena

  • As questões dessa prova p pmpe foram elaboradas p Doutor em Historia responder..

  • É bom senso, a única realmente relevante no contexto do estudo do primeiro reinado é a ''c''.

    Esses dados menos relevantes e menos estudados, porém objetivos, servem para confundir o candidato

  • Não é pra doutor não galera, olha os trechos que entregam:

    A expansão territorial da capitania de Pernambuco se deveu mais ao seu primeiro donatário, Duarte Coelho, que a seus filhos e cunhado, Jerônimo de Albuquerque. Estes se detiveram a consolidar a região habitada.

    B A conquista da porção interiorana da capitania de Pernambuco, principalmente a região designada por sertões, foi facilitada pela docilidade dos grupos indígenas que ali habitavam.

    C Em Igarassu, ainda na primeira metade do século XVI, os colonos portugueses enfrentaram a resistência dos nativos, que cercaram essa vila por muitos dias, tendo que contar com o apoio dos que habitavam em Itamaracá para romper o cerco indígena.

    D Os franceses foram grandes aliados dos portugueses na defesa do norte do Brasil e da Guiana Francesa. Em Pernambuco, por exemplo, as tropas dessas duas nações repeliram os caetés.

    E Como a sociedade era extremamente patriarcal, o comando da capitania de Pernambuco, quando da ausência de Duarte Coelho, ficava sob a responsabilidade do seu cunhado, uma vez que D. Beatriz de Albuquerque, sua esposa, era considerada inapta à tarefa.

  • na dÚVIDA PROCURE SEMPRE A MAIS RELEVANTE QUE SE ENQUADRA NO CONTEXTO HISTÓRICO

  • Verdade, na primeira metade do século 16 os portugueses precisaram de reforço vindo diretamente de Itamaracá para se livrar do "cerco" feito pelos caetés em Igarassu.