SóProvas


ID
2775892
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O ponto alto sobre as tensões entre a açucarocracia de Olinda e a Coroa se dá quando esta resolve em 1709 criar uma nova municipalidade vizinha à olindense: a Câmara Municipal do Recife. Desde a segunda metade do século XVII, havia uma clara oposição entre os comerciantes reinóis do Recife e os senhores de engenho de Olinda, estes representantes da nobreza das terras...”

(https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7578/1/arquivo6576_1.pdf)


O texto acima faz referência à “Guerra dos Mascates”, conflito, que colocou, em lados opostos, os senhores de engenho e os comerciantes reinóis. Em relação a esse episódio, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão requer um elevado grau de atenção, mas conhecendo o assunto por, por eliminação conseguimos chegar a alternativa letra A.

  • Alguém explica pq ñ pode ser B e C?

  • Na letra E, não é movimento liberal e sim movimento nativista.

  • Na B, a câmara de Recife nunca foi controlada pelos latifundiários de Olinda. Foi justamente devido a essa disputa política e ecônomica que se originou o conflito.

    Na C, os latifundiários de Olinda e os comerciantes de Recifes não restabelesceram lacos, houve uma alternância semestral da administracão para cessar a disputa.

  • b: a coroa portuguesa não queria desunião, pois não queriam ver conflitos entre eles!

  • Letra A

    Complemento para a questão:

    Em 1771 a Coroa nomeia um novo Governo para que coloque fim à guerra(Felix José de Mendonça). Porém, o governador apoia os mascates e manda prender os latifundiários de Olinda. Tenta fazer um acordo(que foi aceito) mudando a capital de Pernambuco de 6 em 6 meses

    Fontes: minhas anotações(por favor, quaisquer erros me notifiquem).

  • A única resposta certa é A) pois a guerra mensionada dos mascote na b) ainda irá acontecer, na C)eles falam que às elites criam laço, eles eram rival tanto um tinha o que o outro nao tinha gerando a busca pela Câmara. D) fala quase um pouco da Rev. Pernambucana que ocorre em 1817. E) não é caráter liberal ! Então prevalece o item A)